Secretária municipal ministra palestra na Unicamp
A secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Emmanuelle Alkmin, ministrou a palestra “A Importância das Esferas de Governo nas Ações de Aglutinação de Políticas Públicas para Inclusão”, nesta quinta-feira, 7 de fevereiro, como parte do Fóruns Permanentes – Bibliotecas Acessíveis no Ensino Superior: Ações Afirmativas para a Inclusão, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O evento contou com a participação da comunidade acadêmica e público em geral.
Publicado 08/03/2013 09:21 | Editado 04/03/2020 17:16

Emmanuelle apresentou como tema central a importância de dialogar nas esferas da universidade, de expandir o tema da inclusão além de tratar de focos específicos. "É uma forma de inserir, desde a graduação, o conceito global de acessibilidade. Somos de uma geração que não tem esse conceito na formação. Todos estamos nos adaptando. Atualmente, quando se fala em acessibilidade, só se pensa na questão arquitetônica", diz a secretária.
Citando frases de grandes escritores como Fernando Pessoa, Machado de Assis e José de Alencar, Emmanuelle exemplificou que a literatura é capaz de ampliar conceitos, fazer sentir e pensar por meio das palavras. "O conceito de inclusão precisa ser reformulado. É preciso que as novas gerações tenham isso no cerne da formação, para que possamos desenvolver políticas públicas realmente integradas a todos".
As ideias que Emmanuelle apresentou, além de plantar a semente do conceito de inclusão global e inseri-las como parte da cultura inerente do ser humano que se forma, é o início de uma parceria entre a Unicamp e a Prefeitura de Campinas no que diz respeito às políticas públicas.
De Campinas, com informações do portal da Prefeitura.