Assis torna-se porta-voz de trabalhadores anistiados na AGU

A luta incessante do deputado federal Assis Melo (PCdoB-RS) por mais conquistas direitos para os trabalhadores extrapola os limites da sua base territorial e ganha o reconhecimento o respeito no Brasil. No final da tarde de quinta-feira, Assis somou à manifestação de trabalhadores da Marinha. Assis reuniu-se com o Luiz Fernando Albuquerque Farias, advogado-geral substituto da Advocacia Geral da União (AGU) e uma comitiva de trabalhadores metalúrgicos do Arsenal da Marinha.

assis melo - anistiados - Elias Lima

Na pauta, o reconhecimento da Anistia dos trabalhadores que participaram de movimentos grevistas em 1985. A Comissão da Anistia do Ministério da Justiça já reconheceu o direito desses trabalhadores à anistia política, ocorre que por força de um parecer da AGU, esse direito foi postergado.

Os trabalhadores do Arsenal da Marinha estavam acampados em greve de fome em frente à AGU, desde segunda-feira (11/03), sem perspectivas de serem atendidos pela direção do órgão. A intervenção do deputado Assis, inclusive se postando em frente à portaria da AGU até que os trabalhadores fossem recebidos, foi decisiva para que fosse restabelecido o diálogo entre os trabalhadores e a AGU.

Bastante aplaudido pelos trabalhadores, Assis questionou a legalidade do ato praticado pela AGU em não reconhecer os direitos dos trabalhadores, já consignados pelo órgão competente que é a Comissão de Anistia do Ministério da Justiça.

O advogado-geral substituto alegou que a AGU estava buscando os argumentos jurídicos e técnicos necessários para substanciar a decisão e tão logo seja concluída essa busca, nova reunião será acordado com o movimento.