Netanyahu contorna último obstáculo para formar gabinete

O primeiro ministro israelense, Benyamin Netanyahu, respirou profundo nesta sexta-feira (15) depois que dois componentes básicos de seu gabinete aceitaram renunciar aos cargos, formais, de vice primeiros-ministros.

Os líderes dos partidos Yesh Atid e Bayit-Yehudi negaram-se nesta quinta (14) a assinar o acordo para a integração do governo, depois que a coalizão Likud-Yisrael Beitenu anunciou que a chefia do gabinete não teria vice titulares.

A anulação do acordo por ambas as formações teria obrigado Netanyahu a voltar aos partidos ultra ortodoxos judeus que desestimou em suas negociações, com o agravante de que mal teria 48 horas para criar uma equipe, sem contar que esses agrupamentos se abstêm de qualquer atividade nos sábados por causas religiosas.

No entanto, Yesh Atid, do magnata dos meios de comunicação Yair Lapid, que obteve 19 assentos nas eleições de janeiro, e Bayit Yehudi, do ultranacionalista Naftali Bennett, cederam, em prol de afiançar seus progressos e demonstrar desde o governo que são uma opção ao Likud,  o agrupamento majoritário em Israel.

Ainda que a concessão permita a apresentação do gabinete, prenuncia uma gestão  tormentosa, dada a heterogeneidade de seus componentes e a subsequente diversidade de opiniões em questões de política interna.

Fonte: Prensa Latina