Jundiaí recebe "pacote de obras" do ministério do Esporte
O prefeito de Jundiaí, Pedro Bigardi recebeu no Paço Municipal, no sábado (16), o ministro do Esporte, Aldo Rebelo que anunciou a construção de dois Centros de Iniciação ao Esporte (CIEs) e duas Praças da Juventude no município.
Publicado 16/03/2013 14:34 | Editado 04/03/2020 17:16

Ao lado do pacote anunciado somam-se também as Praças dos Esportes e da Cultura – que até julho deste ano deve ter o processo de licitação concluído para o início da construção, programada para o bairro Vista Alegre. Com relação aos valores das obras, isso só será definido após a avaliação dos projetos por parte do ministério.
Para Rebelo, Jundiaí é uma das cidades com vocação para o esporte e, por isso, o Governo Federal tem grande interesse em apoiar a formação de atletas e até mesmo incentivar o esporte de lazer e educacional.
“Vamos ampliar a estrutura municipal para a formação de atletas de alto rendimento com recursos e equipamentos, além de levar atividades esportivas para bairros carentes”, ressaltou o ministro.
Mapeamento – A fim de incentivar a prática de esporte e oferecer melhores condições aos atletas e toda a população, o governo municipal – por meio da Secretaria Adjunta de Esportes – realiza um levantamento de toda estrutura esportiva da cidade.
“Durante muitos anos os centros esportivos e as quadras não receberam a manutenção que precisavam e, agora, estamos realizando algumas obras emergenciais. Porém, iremos solicitar recursos do Programa de Reforma e Manutenção de Complexos Esportivos do Ministério do Esporte para realizar as melhorias em toda a cidade”, explica o secretário adjunto, Cristiano Lopes.
Para o prefeito Pedro Bigardi, o esporte ganha destaque no governo para contribuir na formação de crianças e adolescentes. “Realizamos a reunião do Plano Estratégico e esta área tem projetos e ações que são importantes para a população, com a implantação de novos equipamentos públicos. O esporte de Jundiaí será a referência na formação de atletas de alto rendimento”.
O que são – Equipamentos públicos multiuso destinados à prática de diversas modalidades, os Centros de Iniciação ao Esporte (CIEs) integram as ações do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Estarão localizados em áreas de vulnerabilidade social, estimulando a detecção de talentos e a formação de atletas nos municípios, além de poderem receber competições locais e regionais.
Com ginásios poliesportivos e outras estruturas olímpicas, sete paraolímpicas e uma não-olímpica, o CIE tem objetivo de disseminar a prática do esporte e a ampliação da infraestrutura esportiva em todo o País e o desenvolvimento da base do esporte de alto rendimento.
A Praça da Juventude é um projeto que alia saúde, bem estar e qualidade de vida a atividades sócioeducativas diversificadas. Além de democratizar o acesso ao esporte e ao lazer, incentivam a inclusão digital e a produção cultural e científica, constituindo-se em um amplo espaço de convivência comunitária.
Já o objetivo das Praças dos Esportes e da Cultura (PECs) é integrar num mesmo espaço físico, programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços sócio-assistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital, de modo a promover a cidadania em territórios de alta vulnerabilidade social das cidades brasileiras.
de Jundiaí, Emerson Leite