Debate nacional sobre combate ao racismo chega a Salvador
Na sexta-feira (19/4), acontece o seminário Representação Política e Enfrentamento ao Racismo, das 9h às 18h, na Faculdade de Medicina da Bahia, no Largo do Terreiro de Jesus, em Salvador. A iniciativa é parte do ciclo de palestras Democracia e Desenvolvimento: por um Brasil sem Racismo, promovido pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (SEPPIR).
Publicado 16/04/2013 16:34 | Editado 04/03/2020 16:16
Na Bahia, o encontro acontece em parceria com a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi). A solenidade de abertura contará com as presenças do governador Jaques Wagner, da ministra da SEPPIR, Luiza Bairros, do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Nilo, do presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, desembargador Mário Alberto Hirs, do prefeito ACM Neto e do representante do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial, Valdecir Nascimento.
Olívia Santana (PCdoB), atual chefe de gabinete da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia (Setre-BA), será debatedora junto com o deputado federal Luiz Alberto (BA) da primeira mesa redonda do seminário, que traz como palestrante a Doutora do Departamento de Filosofia da USP (Universidade de São Paulo), Marilena Chauí.
Militante histórica das causas negras, a ex-vereadora Olívia Santana foi delegada do Brasil na Conferência de Combate ao Racismo na África do Sul, em Durban (2001) e em Genebra (2009).
Durante a tarde, uma nova mesa redonda sobre o tema será realizada. Na ocasião, a palestrante será a deputada federal Luiza Erundina (SP), e terá como debatedores a deputada estadual Conceição Vieira (SE), e o vereador de Salvador, Silvio Humberto. Após a mesa, acontecerá um debate e os encaminhamentos finais do seminário.
De Salvador,
Ana Emília Ribeiro