Brasilienses participarão da cerimônia de abertura da Copa
Moradores de Brasília e de regiões próximas terão a chance de participar de um momento histórico: a cerimônia de abertura da Copa das Confederações da FIFA 2013, em 15 de junho, no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha.
Publicado 25/04/2013 09:27 | Editado 04/03/2020 16:39
As inscrições de voluntários para o evento vão até 30 de abril. Os interessados poderão atuar no elenco do show, como performers, ou na equipe de apoio operacional. Ao todo, serão 2,8 mil participantes.
"Tenho certeza de que os brasilienses darão um show e representarão muito bem o Brasil nessa abertura, mostrando o talento de Brasília para o mundo", declarou o secretário Extraordinário da Copa, Claudio Monteiro. A apresentação de música e dança será comandada pelo carnavalesco Paulo Barros.
"Será um grande desafio e a participação desses performers é fundamental para o sucesso da festa. Por isso faço um convite a todos para que se inscrevam e participem. Eles não serão voluntários, serão artistas. Como costumo fazer no carnaval, vou explorar o elemento humano e fazer uma homenagem ao Brasil e aos países participantes. Mais do que isso, não posso dizer. É segredo absoluto", afirmou Paulo Barros.
Para participar, é preciso preencher o formulário do programa, uma parceria do Comitê Organizador Local (COL), do Ministério do Esporte e da sede Brasília, no endereço eletrônico www.cerimonias.brasil2014.com.br. Não é necessário ser bailarino profissional e nem ter habilidades específicas. O mais importante é ter disponibilidade para comparecer aos ensaios, que serão realizados durante a semana, à noite, e nos fins de semana durante o dia.
Os interessados devem ser maiores de idade, ter bom condicionamento físico, alegria, bom humor e vontade de fazer parte desse momento especial. Os inscritos como elenco farão parte do segmento criativo do show, que acontecerá no campo do Estádio Nacional antes do início do jogo Brasil x Japão. Já como membro da equipe de suporte, o participante terá uma função nos bastidores do show, em atividades como produção de elenco, figurino, alegorias, gerência de palco e auxiliar de produção.
Os pré-selecionados pelo site receberão um convite da equipe de produção para participar de um processo de triagem. Nesta fase, será definido o papel que o candidato representará na cerimônia. No mesmo dia, o participante receberá orientações sobre o processo e o calendário de ensaios. Para cada segmento do espetáculo haverá dois ou três ensaios durante a semana e um no fim de semana.
Os candidatos que marcaram a opção "cerimônias" ao se inscreverem no Programa de Voluntários do Comitê Organizador Local e no Programa Brasil Voluntário, do Ministério do Esporte, serão contatados para comparecerem às audições, sem necessidade de um novo cadastro. Durante os ensaios, o voluntário receberá auxílio-transporte de duas passagens, lanche no local, duas camisas do Programa Brasil Voluntário e, no fim do processo, certificado de participação.