Taguaparque receberá 2 milhões no Pentecostes

A  Festa de Pentecostes, celebrada há 4 anos no Taguaparte, pretende reunir este ano mais de dois milhões de pessoas e aproximadamente 450 caravanas de todo o País, de a sexta-feira a domingo.

A celebração de Pentecostes é organizada por membros voluntários da Igreja São Pedro de Taguatinga e celebra a passagem do Novo Testamento do recebimento do Espírito Santo pelos apóstolos.

Inicialmente, a festa ocorria na própria paróquia. Contudo, em razão de uma multidão de cristãos que anualmente aderem ao movimento, o evento passou a ser realizado no Pistão Parque Show. Depois de algum tempo o espaço também ficou pequeno para tanta gente. Foi aí que a festa migrou para o Parque Leão e, posteriormente, para o Taguaparque.

Montagem

Na tarde de ontem o administrador de Taguatinga e coordenador de logística do evento, Carlos Alberto Jales, acompanhava a montagem da estrutura com o coordenador-geral da festa, coronel Flávio Camargo, e demais órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF). Segundo Jales, pessoas da Região Metropolitana do Distrito Federal são esperadas para a celebração religiosa, além de pessoas de outros estados como Minas Gerais e Goiás. “Este ano estamos contando com uma estrutura bem eficiente e de fácil acesso com mais de 2,5 mil vagas para carros, estacionamento para ônibus, acessibilidade e conforto”, aponta.

A principal área de concentração do público está sendo pavimentada e a iluminação reforçada. “Vamos liberar dez telões de alta definição para que todos possam acompanhar cada detalhe. Na sexta-feira pode haver um menor público devido ao horário de abertura que corresponde à hora de pico, mas no sábado e domingo acreditamos que existirá uma alta concentração de fiéis”, ressalta Jales.

Segundo o coordenador-geral do evento, coronel Flávio Camargo, há preocupação em aperfeiçoar as melhorias de acesso para oferecer maior conforto aos católicos: “O público aumenta a cada ano e temos voluntários em grupos que os acolhem. Aqui terá banheiro, praça de alimentação e o público não precisará sair para nada. Essa é uma preocupação da própria paróquia.”

A parte estrutural dos equipamentos deve ser inspecionada pela Defesa Civil amanhã. O subsecretário de Operações do órgão, coronel Sérgio Bezerra, diz que já há técnicos da pasta no local que começam a fiscalizar o processo de montagem. A assessoria de imprensa da PMDF informou, ontem à noite, que ainda não havia definido o efetivo para a segurança da festa.