Nova diretoria do Sindibeb-BA renova luta dos trabalhadores

Com quase 50% de renovação, a nova diretoria do Sindibeb-BA (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Cervejas e Bebidas em Geral do Estado da Bahia) pretende dar seguimento ao trabalho desenvolvido pela gestão anterior e renovar o compromisso em lutar pelos direitos dos trabalhadores, melhores condições de vida e salário. A posse aconteceu quarta-feira (22/5), na sede do sindicato, no bairro do Uruguai, em Salvador.

Durante a posse, o presidente eleito, Roberto Santana, afirmou que esse é momento de avançar nas conquistas da categoria e buscar consolidar, cada vez mais, a base sindical. “Após 27 anos, retorno a presidência do sindicato. Estou feliz em voltar com companheiros tão importantes do movimento sindical. Hoje, temos 3.500 associados em uma categoria de pouco mais de 6.000 integrantes. Temos uma base forte”, declarou.

O vereador de Salvador, Everaldo Augusto (PCdoB), esteve no evento e salientou a história de luta do Sindibeb-BA. “Esse sindicato é exemplo de luta do movimento dos trabalhadores. Na época da Ditadura, era comandado por pelegos e os trabalhadores conseguiram tomar a direção. Cada vez mais, a entidade tem renovado o projeto político da categoria.”

Para Dalva Leite, vice-presidenta da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), seção Bahia, da qual o Sindibeb-BA é filiado, os trabalhadores na Bahia avançaram muito e garantiram a participação democrática e efetiva em todos os campos. “Elegemos Lula e Wagner, aqui no Estado. Avançamos também no campo institucional, mas é preciso crescer ainda mais. Nós precisamos ousar, e o Sindibeb é um exemplo dessa ousadia. Mesmo sendo pequeno, é um sindicato com uma categoria forte”.

Dentre os 25 diretores, existe apenas uma mulher. O fato chamou a atenção do secretário-geral da CTB, Pascoal Carneiro, que afirmou ser necessário trazer mais mulheres para a diretoria do sindicato e ter atenção para as questões femininas. Além disso, Pascoal salientou a força do Sindibeb-BA, que colaborou efetivamente para a construção da CTB.

Eleita nos dias 9 e 10 de janeiro deste ano, com 95% dos votos válidos e sem chapa de oposição, a nova diretoria contará com mandato de quatro anos (2013-2017). O sindicato foi fundado em 16 de maio de 1957. A posse contou com a presença de representantes da deputada federal Alice Portugal (PCdoB-BA), do deputado Álvaro Gomes, da Assufba, Sindicarne, SindAlimentação, Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentos da Bahia (Fetiaba), entre outros.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro