O Trabalhador Ecetista no centro do debate

 

Nesta sexta-feira, 07 de junho, os Trabalhadores e Trabalhadoras Ecetistas do Rio Grande do Norte serão chamados a se posicionar sobre o futuro das lutas da categoria na escolha da nova diretoria do SINTECT-RN para os próximos três anos.

As eleições acontecem em uma nova fase do Movimento Sindical dos Ecetistas que, em termos gerais, representa o fim de um ciclo, quando os trabalhadores perceberam a necessidade e decidiram propor novos rumos à categoria, com a formação de uma nova Federação, a FINDECT, que defenda os nossos interesses trabalhistas, salariais e corporativos. É o reconhecimento de que uma nova postura sindical, – responsável, propositiva e de negociação – precisava ser ampliada e consolidada em um novo patamar.

O conjunto dos ecetistas de diversas regiões do país entendeu ser necessário proporcionar debates mais qualificados, avaliando os prejuízos que a nossa atual condição tem acarretado à categoria. É mais do que evidente que o Movimento precisa urgentemente reciclar sua agenda política. Ausentar-se dos debates não é mais uma opção inteligente e participar dele com posições fechadas só pode resultar em perdas para a categoria. A opção pela negociação é uma necessidade objetiva e só pode se reverter em resultados positivos se tivermos uma entidade forte e com uma agenda política propositiva e dinâmica.

A filiação do SINTECT-RN, portanto, não representou apenas uma questão de escolha de modelo organizativo. A questão de fundo é o consenso hoje existente entre a categoria da necessidade de se renovar e representar os reais interesses dos trabalhadores ecetistas.

Desta forma, a CHAPA 1 reafirma, neste pleito, o compromisso com a defesa dos interesses específicos dos trabalhadores e trabalhadoras ecetistas do Rio Grande do Norte e as reivindicações trabalhistas mais urgentes, como a manutenção e melhoria do convênio médico, a luta pela PLR e revisão do Postalprev.

A CHAPA 1 ressalta a importância da participação dos Trabalhadores na eleição de sua entidade representativa na medida em que a participação efetiva dos sindicalizados contribui para que as instâncias do Sindicato se tornem cada vez mais democráticas e se constitui na possibilidade concreta de contribuirmos para a elevação do nível de organização e luta dos Ecetistas no Estado.

A aprovação da atual gestão pelo conjunto dos trabalhadores ecetistas do RN tem levado as Chapas de oposição a tentar adiar a realização das eleições. No entanto, em visitas às unidades dos Correios em Natal, Região Metropolitana, Mossoró e outras cidades do interior do Estado, os ecetistas têm se manifestado pela manutenção da data anunciada publicamente através de Edital há um mês das Eleições.

Não é conveniente, nesse processo, valorizarmos o confronto, condicionante essencial para que o Movimento consiga interferir de forma positiva. Acreditamos que o bom senso prevalecerá e o processo acontecerá dentro dos padrões democráticos, com a premissa de que quem vence é quem tem votos e a confiança de quem o representa. Vamos a vitória com a Chapa 1 em 7 de junho de 2013! Que haja vitória sempre da classe trabalhadora!

Fortaleça seu Sindicato. Participe!

CHAPA 1