Ataques de drones dos EUA matam três crianças no Afeganistão

Três crianças perderam as vidas nesta quinta-feira (6) em consequência de um ataque de aviões não tripulados (drones) dos EUA, na província de Kunar, no noroeste do Afeganistão, perto da fronteira com o Paquistão. Os oficiais locais informaram que outras seis pessoas ficaram feridas, entre elas mulheres.

No dia 20 de maio, ao menos oito pessoas perderam as vidas e várias outras ficaram feridas em um ataque similar na província de Kapisa, no também no noroeste do país asiático.

Leia também:
Obama deu seu recado: vai continuar usando drones
Escobar: Todo o globo é um campo de batalhas para o Pentágono

O porta-voz do comando da província ocidental de Farah, Ahmad Asgari, indicou neste mesmo dia que dois militares afegãos e dois civis perderam as vidas pela explosão de duas bombas colocadas na margem de uma estrada.

Asgari informou também que outras 16 pessoas ficaram feridas, uma delas em estado crítico.

Depois da invasão do Afeganistão pelos Estados Unidos e seus aliados, em 2001, na chamada “guerra contra o terror” o país asiático segue altamente inseguro, especialmente para os civis.

Os ataques com drones têm sido denunciados sistematicamente, mas os EUA continuam a empregá-lo, principalmente na fronteira com o Paquistão, onde afirmam que membros do grupo Talibã e da rede Al-Qaeda estão buscando refúgio.

Organizações de defesa dos direitos humanos e de luta pela paz têm criticado a ação internacional com o uso de drones, e já acusaram a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) de crimes de guerra por essa conduta.

Os EUA buscam legitimar os ataques, ações que violam o direito internacional humanitário principalmente por expor de forma incontornável os civis da região, usando o combate ao terrorismo para justificá-los, mas milhares de civis já foram mortos nas operações.

Com informações da HispanTV