Entrevista: Evaldo Lima fala sobre mandato e liderança na Câmara

Em entrevista concedida na última semana ao programa Plenário da Cidade, veiculado pela TV Fortaleza, o vereador Evaldo Lima (PCdoB) falou sobre as ações desenvolvidas em seu primeiro mandato e a liderança do Prefeito Roberto Cláudio na Câmara Municipal.

Ao debater o papel fiscalizador dos vereadores e os desafios de se tornar intérprete do governo no parlamento municipal, o comunista afirmou que “o parlamento representa a complexidade e as contradições da metrópole, é o espaço por excelência do bom debate, do reflexo e da reflexão sobre os problemas da cidade”.


Liderança e independência

Para Evaldo Lima, o projeto que o legitimou para o exercício da vereança não é inconciliável com as responsabilidades estratégicas da gestão atual por fazerem parte de um mesmo projeto nacional de desenvolvimento, pautado no respeito às bandeiras dos movimentos sociais como o compromisso com a educação, a cultura e o direito à cidade.

As missões do mandato e da liderança não são contraditórias, mas complementares, segundo Evaldo. É o caso do Projeto de Indicação ao Executivo dos 100% dos Royalties do Petróleo para a Educação, fruto de uma bem sucedida articulação entre o mandato, a Prefeitura e a Secretaria de Educação e das visitas dos secretários municipais à Câmara para apresentar suas atividades.

O mandato da cidade

Entre outras importantes iniciativas na Câmara, Evaldo destacou o permanente diálogo com os movimentos sociais e sindicatos por meio de audiências públicas, a votação do Bilhete Único por ele defendida e a criação de novas vagas de emprego, até o final de 2013, através da realização de concurso público para a Educação, Saúde, Guarda Municipal e AMC.

Evaldo Lima concluiu a entrevista explicando o seu Projeto de Resolução que institui a Comissão da Verdade para debater a herança negativa da Ditadura Militar nos espaços públicos de Fortaleza. “Não é uma proposta revanchista, é o direito à memória e à verdade (…) para que o passado não volte, pois a democracia é uma conquista fundamental da sociedade brasileira”, diz.

Íntegra da entrevista


Fonte: Assessoria do vereador Evaldo Lima (PCdoB)