Publicado 05/07/2013 12:32 | Editado 04/03/2020 16:28
Na sessão plenária desta sexta-feira (05/07), o deputado Lula Morais, ressaltou a importância da reforma política para o Brasil. Segundo ele, até agora não há um consenso por causa do interesses particulares de alguns partidos. “Muitos partidos que estão perdendo a representatividade no parlamento e querem recuperá-la, través da aprovação do voto distrital que restringe a democracia”, disse. Para o parlamentar, o voto proporcional é uma forma de garantir uma maior diversidade no parlamento , fortalecendo o processo democrático.
O deputado defendeu ainda a realização de plebiscito sobre a reforma política. “Essa proposta é justamente para ouvir a opinião popular sobre essa questão e não apenas a dos candidatos e envolvidos no processo eleitoral. O plebiscito deve acontecer separadamente das eleições para que não haja interesses específicos de alguns partidos em jogo”, observou.
Para Lula Morais, o referendo não é a melhor forma de ouvir a população, pois este acontece depois do parlamento já ter discutido e decidido a questão. “Diferente do plebiscito (processo que acontece antes de qualquer discussão nas casas legislativas), no referendo a participação do povo é parcial, pois ele opina sobre as opções já definidas pelos parlamentares. “Não podemos dar as costas para a opinião do povo”, finalizou.
Assessoria Lula Morais