Assembleia Legislativa apoia evento sobre fissura labiopalatina

Na manhã desta quarta-feira (07/08), a Assembleia Legislativa sediou o primeiro dia de atividades da Semana Estadual de Educação, Conscientização e Orientação sobre Fissura Labiopalatina.

O evento tem apoio do Hospital Infantil Albert Sabin e é uma iniciativa da Associação Beija-Flor/Funface, que oferece assistência aos portadores de fissura labiopalatal e outras deformidades faciais. O encontro segue até sábado (10/08) e, a partir desta quinta-feira (08/08), as atividades práticas serão conduzidas no Hospital Infantil Albert Sabin.

De acordo com a fonoaudióloga da Associação Beija-Flor, Elyne Lacerda, uma das organizadoras do evento, essa é uma oportunidade de atualização para profissionais e estudantes interessados em tratar pacientes com esse perfil.

O deputado estadual Lula Morais (PCdoB), que participou da abertura do encontro, realizada no Auditório Murilo Aguiar, destacou a importância das entidades e do atendimento multidisciplinar para os pacientes com fissura labiopalatal. “A Associação Beija-Flor atua em uma área muito carente e que precisa da atenção dos governantes”, declarou o deputado, incentivador da iniciativa, que recebeu homenagem.

A Semana Estadual de Educação, Conscientização e Orientação sobre Fissura Labiopalatina foi instituída em 2007, por iniciativa do deputado Dr. Washington (PP) e sancionada pelo governador Cid Gomes, no mesmo ano.

Em 2012, o projeto de lei N.º 143/12, do deputado Lula Morais, passou a considerar a Associação Beija-Flor como entidade de utilidade pública no Estado, em reconhecimento ao seu trabalho e suporte em atendimentos médicos, odontológicos, fonoaudiológicos, serviços de enfermagem e outros serviços voluntários, que prestam, em média, 200 atendimentos por mês.

Programação

07/08 – Auditório Murilo Aguiar da Assembléia Legislativa do Ceará

8h: “Abertura da Semana Estadual sobre Fissura Labiopalatina”
Deputado Lula Morais

8h45: “Cirurgia Primária e Secundária em pacientes fissurados”
Dr. Diógenes Rocha – Doutor em Clínica Cirúrgica pela USP

10h: “A Abordagem Odontológica em pacientes portadores de fissuras labiopalatais”
Dra. Terumi Okada Ozawa – Doutora em Ortodontia pela Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho

11h: “O serviço social no acompanhamento do paciente fissurado”
Dra. Regina Celi Barreto – Graduação em Serviço Social pela UECE

11h05: “Abordagem psicológica do paciente fissurado”
Dra. Maria Eliene Gomes Bonfim Lima

14h: “O papel da Otorrinolaringologia no tratamento do paciente fissurado”
Dr. Thiago Pontes

14h45: “O conhecimento genético para diagnóstico e acompanhamento do paciente portador de fissura labiopalatatina”
Dra. Erlane Ribeiro

16h: “A Fonoaudiologia como importante fator no tratamento do paciente fissurado”
Dra. Eliana Midori Hanayama – Mestre em Ciências pela USP

16h45: “Assistência de Enfermagem ao paciente fissurado”
Dra. Daura Porto e Dra. Sarah Lavor – Graduação em Enfermagem pela UECE

17h30: “A pediatria na clínica médica do tratamento ao paciente fissurado”
Dra. Sônia Guerreiro

8, 9 e 10/08 – Hospital Infantil Albert Sabin (Hias)

–> Dia 08/08 a partir de 8h

Cirurgias: Dr. Diógenes Rocha
Local: Centro Cirúrgico do HIAS

Ortodontia: Dra. Terumi Okada Ozawa
Local: Serviço de Odontologia do HIAS

Fonoaudiologia: Dra. Eliana Midori
Local: Serviço de Fonoaudiologia do HIAS

Enfermagem: Dra. Daura Porto
Local: Unidade de Internamento e Centro Cirúrgico do HIAS

–> Dia 09/08 a partir de 8h30

Encontro de Pacientes (Café da Manhã e Bazar Beneficente)
Local: Sede da Associação Beija-Flor – FUNFACE

Cirurgias: Dr Diógenes Rocha
Local: Centro Cirúrgico do HIAS

–> Dia 10/08 a partir de 8h

Cirurgias: Dr Diógenes Rocha
Local: Centro Cirúrgico do HIAS

Inscrições:
E-mail: inscricoesspf@gmail.com
Taxa: 1 lata de leite – entregue no primeiro dia de palestras

Informações: Associação Beija-Flor, 3295-0812/ 3088-3900

Fonte: Agência de Notícias da AL