Índia: marinheiros morrem em acidente com submarino
Um número indeterminado de tripulantes do submarino indiano INS Sindhurakshak morreu nesta quarta-feira (14) em consequência de uma explosão e posterior incêndio do navio, em um estaleiro da cidade de Mumbai.
Publicado 14/08/2013 12:45
Ocorrido na madrugada da quarta-feira, o acidente pode acarretar consequências mais graves ainda porque no interior do navio, que foi a pique, permanecem pelo menos 18 marinheiros.
Ao confirmar a notícia, o ministro de defesa A. K. Antony, lamentou que "muitos membros da Marinha perderam a vida".
Um porta-voz da instituição, R. Srinivas, disse que bombeiros civis e da Marinha estão a cargo do trabalho de resgate e que só uma parte do submarino é visível sobre a superfície das águas. Foi ordenada uma investigação para determinar a causa da explosão, declarou.
Fontes não identificadas citadas pela rede CNN-IBN apontaram que a explosão pode ter ocorrido após um escapamento de gás (hidrôgenio e oxigênio).
Fabricado na Rússia, o INS Sindhurakshak tinha sido reformado e modernizado há menos de um ano.
O acidente ocorre dois dias após a Índia colocar seu primeiro porta-aviões de fabricação nacional, em uma tentativa de unir-se ao reduzido grupo de nações capazes dessa empreitada (Estados Unidos, Rússia, França e Reino Unido).
Teme-se que a explosão tenha atingido outros navios da Marinha no estaleiro de Mumbai, uma instalação da época colonial e com seções civis e militares que emprega mais de 10 mil pessoas.
Fonte: Prensa Latina