Jô defende piso para Agentes de Saúde e Endemias

Diante de galerias lotadas de representantes dos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e Agentes de Combate às Endemias (ACEs), a deputada federal Jô Moraes (PCdoB/MG) defendeu, durante sessão extraordinária na noite de ontem (13) da Câmara, a votação do piso salarial nacional de R$ 950,00 para as duas categorias profissionais.

Trata-se do Projeto de Lei PL 7495/06, que cria empregos públicos da Fundação Nacional de Saúde (Funasa). Além de regulamentar as duas atividades, a proposição determina serem elas de relevante interesse público e fixa o piso salarial nacional.

Jô Moraes falou da importância das duas categorias profissionais, da luta antiga pelo reconhecimento, inclusive salarial e da preocupação central da Câmara de enfrentar os problemas da pauta da saúde.

Eis a íntegra do pronunciamento da deputada federal Jô Moraes:

“Senhor Presidente, nós, que hoje estivemos no Colégio de Líderes, sabemos que esta Casa está com uma preocupação central, que é enfrentar os problemas da pauta da saúde. 

Nós discutimos como resolver os impasses regimentais, que é retirar as urgências de projetos para garantir que haja possibilidade de se votar os 30% para a saúde no projeto dos royalties e os 50% para a educação.

É evidente que até neste exato momento não temos ainda notícias, mas temos certeza de que, logo após a pauta de negociações seja destravada, a presença dos ACSs nesta Casa há tantos anos, com essa quantidade, levará a que possamos, no Colégio de Líderes, garantir o consenso e votar este projeto para que a saúde avance.

Era isso, Senhor Presidente." Jô Moraes – deputada federal PCdoB/MG