Em audiência DNIT garante pavimentação da BR-367 em Berilo

por ACS ALMG

O projeto de pavimentação do trecho da BR-367 entre Minas Novas e Virgem da Lapa, no Vale do Jequitinhonha, será concluído até o início de 2014.

A informação é do supervisor do DNIT, José Carlos Ribeiro, em audiência pública da Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da Assembleia, solicitada pelo deputado Celinho do Sinttrocel e realizada em Berilo no dia 08.

A BR-367 é uma rodovia federal que se inicia na Bahia e termina em Gouveia (Região Central de Minas). Tem dois trechos em Minas Gerais: o primeiro liga a MG-405, em Jacinto, à MG-114, em Berilo, passando por Almenara, Jequitinhonha, Itaobim, Itinga, Araçuaí e Virgem da Lapa; o segundo vai de Minas Novas a Gouveia e engloba os municípios de Turmalina, Couto de Magalhães de Minas e Diamantina.

A pavimentação da estrada entre Minas Novas e Virgem da Lapa é uma antiga reivindicação da população da região. Segundo o deputado Celinho do Sinttrocel convênios entre o Dnit e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-MG) foram assinados em 2002, no valor de quase R$ 60 milhões, para as obras de asfaltamento. O deputado também afirmou que a presidente Dilma Rousseff prometeu levar as obras adiante em evento realizado em Jenipapo de Minas em 2010, enfatizando o fato de nenhuma intervenção ter sido realizada no local até o momento.

Celinho destacou os benefícios que a pavimentação da rodovia trará para a região, como o melhor escoamento de produção e a integração dos municípios próximos. “A infraestrutura é um dos principais gargalos não só desta região, mas de Minas inteira e também do País. Essa estrada, como outras, é um terror para os motoristas e para a sociedade que dela necessita”, salientou.

Tanto representante do Dnit, José Carlos Ribeiro, quanto o coordenador regional do DER-MG, Marco Antônio de Lima, garantiram que o projeto de execução das obras de pavimentação da BR-367 estará pronto no mais tardar até o início de 2014. “Contratamos uma empresa de consultoria em maio para realizar o projeto. O prazo para sua conclusão é de aproximadamente um ano”, explicou José Carlos Ribeiro. O supervisor do Dnit também informou que as obras serão realizadas com recursos do Plano de Aceleração do Crescimento do Governo Federal (PAC) e que o órgão já assinou convênio com o Exército para a prestação de serviços de manutenção no trecho de estrada de terra enquanto as obras não se iniciam.