A luta dos povos latino-americanos dia a dia

No próximo domingo (1º/09), o Núcleo Piratininga de Comunicação vai lançar sua Agenda de 2014 com o tema Lutas e revoluções populares na América Latina nos séculos 19, 20 e 21. Durante o lançamento, haverá a exibição do filme chileno “No”.

O lançamento será no Cine Odeon, durante o “Domingo é Dia de Cinema”. Para lembrar os 40 anos do golpe que derrubou o presidente socialista chileno Salvador Allende, a partir das 9h será exibido o filme chileno “No”, de Pablo Larraín, sobre a campanha publicitária que colaborou para o resultado do plebiscito de 1988 que pôs fim à ditadura de Pinochet. Depois da exibição haverá um debate com a jornalista Claudia Santiago, coordenadora do NPC, e o professor Carlos Walter Porto (UFF).

Fruto de uma intensa pesquisa feita a muitas mãos e coordenada pelo NPC, este trabalho mostra para o leitor o quanto o povo da América Latina foi expropriado, mas também como mulheres e homens da imensa nação latino-americana reagiram. Como afirma a coordenadora do NPC, Claudia Santiago, “estas lutas estão expressas em levantes populares, greves, rebeliões, e também através da literatura, da música e da pintura”.

“Essa história é feita de muitas guerras e massacres, mas também é uma verdadeira aula de resistência e de organização”, aponta o coordenador do Núcleo e da AGENDA NPC 2014, Vito Giannotti. “Decidimos reunir e publicar parte desta história para contribuir com o conhecimento sobre o que aconteceu nos últimos séculos e fortalecer o sentimento de integração latino-americana”, explica.

Na agenda NPC 2014, a cada dia está o relato das lutas dos povos da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai e outros. Além das notícias diárias, na abertura de cada mês a AGENDA NPC 2014 apresenta textos sobre acontecimentos que marcaram a nosso continente, como a Revolução Cubana, a Insurreição do Haiti, e sobre os Zapatistas, as Mães da Praça de Maio, os Tupamaros e a resistência à ditadura uruguaia, as Jornadas de Junho do Brasil e outros movimentos.

Elemento fundamental na luta de nosso povo, a cultura também está nas páginas da agenda. Frida Kahlo, Violeta Parra, Victor Jara, Mercedes Sosa, Gabriel García Márquez são alguns dos artistas latino-americanos que se dedicam à valorização das tradições e à denúncia das enormes injustiças sociais e aparecem na publicação.

A partir do dia 2 de setembro a agenda estará à venda na Livraria Antonio Gramsci, no Centro do Rio de Janeiro, e também pela internet (www.livrariagramsci.com.br), por apenas R$ 25. Organizações, movimentos sociais e sindicatos que encomendarem mais de mil exemplares poderão personalizar a capa e algumas páginas internas.

O NPC já produziu agendas sobre comunicação, a lutas das mulheres no mundo, lutas dos trabalhadores no Brasil, insurreições e levantes no Brasil e agora publica essa que é “um hino pela integração latino-americana”.

Serviço
Núcleo Piratininga de Comunicação | Livraria Antonio Gramsci
Agenda 2014 – Lutas e revoluções populares na América Latina nos séculos 19, 20 e 21
Preço: R$ 25 (unidade)
Contatos: (21) 22205618 | 22204895
[email protected]
www.piratininga.org.br
www.livrariagramsci.com.br

Da Redação do Vermelho,
com informações da assessoria do NPC