11º Congresso de Inteligência Computacional e 1º Congresso BRICS
No período de 8 a 11 de setembro, Pernambuco vai sediar o 11º Congresso Brasileiro em Inteligência Computacional e o 1º Congresso BRICS (grupo econômico formado pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).
Publicado 05/09/2013 10:08 | Editado 04/03/2020 16:56
Os eventos acontecerão, simultaneamente, no Hotel Armação, em Porto de Galinhas e tem apoio da Secretaria de Ciência e Tecnologia, através da Universidade de Pernambuco. A programação tem início no dia 08 com uma pré-conferência da 12 ª Escola Brasileira de Inteligência Computacional voltada para os estudantes.
Nos dias posteriores, de segunda à quarta-feira, serão realizadas 14 palestras internacionais, sendo quatro painéis de debates, 20 sessões técnicas, cinco simpósios, duas competições de teses e dissertações, uma competição de algoritmos inteligentes, um workshop técnico e uma mesa redonda. Tudo isso com pesquisadores bastante conhecidos e de renome no assunto (ver lista abaixo). Na pauta, serão debatidos temas relacionados à pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação.
A organização do Congresso contou com a participação de 90 professores e pesquisadores de 45 universidades e são esperados cerca de 500 participantes. As inscrições ainda podem ser realizadas pela internet até o dia do Congresso pelo site brics-cci.org. Os valores variam de R$140,00 (estudante de graduação) até R$500,00 (profissionais).
Segundo o coordenador do mestrado em Engenharia da Computação da Escola Politécnica de Pernambuco e um dos cinco presidentes do congresso, professor Fernando Buarque, o evento será o ponto de partida para demais ações transnacionais importantes de pesquisa. “Iremos construir o Instituto BRICS, que vai criar ambientes virtuais e reais para fortalecer a integração entre as universidades e instituições de pesquisa desses países”, afirmou.
Fernando também destacou a criação de um Jornal Científico Internacional do BRICS focado na computação inteligente.
Academia/Indústria: No dia 09, acontecerá uma Mesa Redonda para aproximar a Academia da Indústria. O evento contará com representantes da hélice tripla: Academia, Indústria e Governo. O objetivo maior será identificar os binários “demandas-ofertas” em Sistemas Complexos e Inteligentes. Na ocasião, será possível conhecer as possibilidades e experiências exitosas do uso da inteligência computacional nos negócios, bem como a identificação e proposição de novos casos de uso.
As atividades têm início às 8h30, com palestra do senador Cristovão Buarque, que falará sobre as oportunidades do bloco BRICS. Posteriormente, o senador Armando Monteiro explanará sobre a temática Academia-Indústria. Em seguida, cerca de 20 palestrantes internacionais vão expor suas idéias..
Os que tenham interesse em participar apenas desta atividade, devem realizar a inscrição no site brics-cci.org/registration-for-participants/.
Fonte Site da SECTEC