Unidades de saúde mental recebem visitas internacionais

Representantes da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e do Escritório das Nações Unidas para Drogas e Crime (Unodc) visitaram ontem, às 9h, o Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPS-AD III) e a Unidade de Acolhimento de Samambaia, especializados no atendimento a dependentes químicos.

Os técnicos conhecerão os serviços de acolhimento e tratamento 24 horas oferecidos pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal, que, segundo a pasta, são pautados na valorização dos direitos humanos do paciente e no acolhimento prestado por uma equipe multidisciplinar.

A visita faz parte da programação do Simpósio Internacional sobre Drogas, realizado em Brasília até esta quarta-feira , com participação de 600 representantes de instituições internacionais, ministérios, gestores da saúde mental e movimentos sociais para debater as políticas de drogas no mundo.

O DF tem hoje uma cobertura assistencial em saúde mental de 0,59 CAPS por 100 mil habitantes (parâmetro adotado pelo Ministério da Saúde). Atualmente, são nove unidades específicas para o tratamento de dependentes de álcool e drogas, e cinco delas funcionam 24 horas.