Após acordo, passe livre volta à pauta da Câmara nesta quarta

Decisão foi tomada em reunião de vereadores com manifestantes. De acordo a CMN, vereadores podem votar projeto.

Em reunião com manifestantes que ocuparam a Câmara Municipal de Natal nesta terça-feira (1), a mesa diretora da Casa se comprometeu em colocar o Projeto de Lei que institui o passe livre estudantil na ordem do dia da sessão ordinária desta quarta-feira (2). Para tanto, de acordo com os vereadores, as galerias do plenário deveriam ser desocupadas. Ao final, os manifestantes deixaram o local. A assessoria da CMN explicou que, dessa forma, o projeto será discutido e há a possibilidade de ainda seja votado nesta quarta.
saiba mais

Durante o encontro, o vereador Júlio Protásio (PSB) encaminhou a matéria à Câmara para ser debatida. De acordo com a Casa, ficou acertado que os militantes terão acesso normal à instituição para acompanhar as discussões, além da convocação dos parlamentares, por intermédio do presidente da Casa, Albert Dickson (PP), para comparecerem à sessão.

“O Legislativo Municipal tem o compromisso de discutir os temas que são importantes para a nossa cidade. Estamos sempre abertos ao diálogo com os diversos segmentos da sociedade civil para que possamos trabalhar juntos em um ambiente democrático e de cooperação”, afirmou o presidente Albert Dickson.

Confronto

Houve confronto entre guardas legislativos, policiais militares e manifestantes durante esta terça-feira (1º). A confusão terminou com dois detidos – um homem e uma mulher -, e um adolescente apreendido. Além disso, algumas pessoas ficaram feridas e um carro da PM foi danificado. A manifestação na CMN pedia a aprovação do projeto de lei que institui o passe livre para estudantes no transporte público da capital potiguar. Um vídeo gravado por um dos manifestantes mostra as cenas do confronto.

Fonte: G1 RN