BA: Pataxós buscam participação indígena no cenário político 

Os índios Pataxós já se fazem presentes na Conferência Estadual do PCdoB na Bahia, que começa neste sábado (05/10), no Fiesta Convention Center, no Itaigara, em Salvador. O vereador comunista de Santa Cruz de Cabrália, no Sul do Estado, Cacique Aruã, participa de um evento estadual do partido pela primeira vez e acredita que poderá reivindicar ainda mais espaço para os índios dentro das decisões e iniciativas do partido. 


“Em Santa Cruz de Cabrália, temos mais de 130 índios filiados ao PCdoB. Queremosfortalecerações que beneficiem a população indígena. Em toda a Bahia, existem apenas 10 vereadores índios. Precisamos aumentar esse número”, declara o Cacique Aruã, que também é presidente da Federação Indígena das Nações Pataxó e Tupinambá do Extremo Sul da Bahia.

Para o secretário de Assuntos Indígenas do PCdoB em Santa Cruz de Cabrália, Katão Pataxó, ao longo dos anos, os índios sempre participaram das decisões políticas como coadjuvantes. Mas, agora podem decidir sobre as atividades e os rumos do PCdoB. A secretária do partido, Kayrana Pataxó, também acredita que este é o momento em que nos índios devem buscar mais espaço nas decisões partidárias.

 
De Salvador,
Ana Emília Ribeiro