Presidente mexicano assume custo político pelas reformas

O presidente mexicano, Enrique Peña Nieto, afirmou nesta terça-feira (8) que seu governo está disposto a assumir o custo político que representem suas propostas de reformas agrárias e energética. A declaração foi dada durante sua intervenção feita durante o do painel "Investir para uma Economia resistente", realizado no marco da Cúpula do Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC) na Indonésia.

Peña Nieto disse que esses projetos encontram oposição de alguns setores, mas concretizá-los fará a economia nacional mais competitiva e a colocará na rota de outros países que têm conseguido um desenvolvimento acelerado nas últimas décadas.

Leia também:
México: Pemex entre a privatização e o respeito à Constituição

Manifestou que ambas as iniciativas estão dirigidas a que o Estado tenha maior capacidade para fazer frente às necessidades da nação, assim como para alavancar seu potencial energético.

Disse ainda que sua administração tem atuado com disposição para ouvir as inquietações e propostas das partes que eventualmente se sintam afetadas por esses projetos.

Acrescentou que essas diferenças fazem parte da pluralidade, processo democrático, de busca de concordâncias, e disse se sentir muito otimista em que possam ser adotados esses programas.

Fonte: Prensa Latina