Farc também foram espionadas pela NSA, revela The New York Times

O jornal estadunidense The New York Times divulgou, no sábado (2), a informação de que os Estados Unidos, por meio da Agência Nacional de Segurança (NSA), também espionaram as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

Agência obtinha informações como localização da guerrilha e enviava ao exército colombiano

Os EUA levaram a cabo uma operação chamada Orlandocard e criou um sistema chamado Honeypot (Pote de Mel em português) para interceptar por meio de programas espiões mais de mil computadores que classificaram como "de potencial interesse futuro". A Venezuela e outros países latino-americanos foram espionados por este sistema.

Leia também:
Política externa dos EUA, uma coleção de fracassos
Brasil e Alemanha apresentam projeto sobre direito à privacidade

 

O documento esclarece que "a equipe da agência de espionagem, a bordo de um avião do Departamento de Defesa, sobrevoou território colombiano e coletou dados sobre a localização e os planos das Farc que, em seguida foram enviados ao exército colombiano".

O jornal, no entanto, não esclarece a data em que tal procedimento teria ocorrido.

Após a denúncia feita pelo jornalista ex-colaborador do The Guardian, Glenn Greenwald, de que todos os países latino-americanos foram espionados pelo governo dos Estados Unidos, os chanceleres do Mercado Comum do Sul (Mercosul) decidiram criar uma instância permanente no bloco para abordar questões relacionadas à segurança informática e de telecomunicações.

Além da Colômbia, na América Latina, até onde se sabe, os Estados Unidos espionaram Brasil, Peru, Venezuela e México. De acordo com o ex-funcionário da CIA Edward Snowden, 35 líderes mundiais foram vigiados pela potência do norte.

Da Redação do Vermelho,
com informações de agências