SectecPE inicia construção do Plano de Ação de CT&I do NE
A ideia é que uma versão preliminar do documento seja apresentada em dezembro, com perspectivas de conclusão em junho de 2014.
Publicado 06/11/2013 12:46 | Editado 04/03/2020 16:56
A rodada inicial das oficinas de planejamento foi aberta pelo secretário de Ciência e Tecnologia, Marcelino Granja, que destacou a necessidade de que o estudo e o resultado final do Plano esteja em articulação com a estratégia nacional de desenvolvimento de ciência e tecnologia.
“Precisamos atentar para contribuir com a ideia de uma política nacional de desenvolvimento regional”, afirmou. Marcelino ainda ponderou também da necessidade de se colocar nas discussões de elaboração do plano regional a questão sobre as bases do novo momento econômico e desenvolvimentista pelo qual o Brasil passa. “O que é realmente novo nesse momento é um debate que precisa estar presente para o trabalho que o CGEE deverá fazer”, complementou.
Região Nordeste
A definição da metodologia aconteceu em setembro de 2013 em conjunto com todas as secretarias de C&T dos governos da Região Nordeste. A construção do plano vai considerar no processo a base científica e tecnológica da Região Nordeste, inovação, competitividade e empreendedorismo a partir da transformação da dinâmica sociopolítica regional além das estratégias prioritárias e os desafios estaduais e regionais específicos.
Alguns outros pontos também diferenciam a elaboração do plano. Entre eles, o fato de ser uma demanda “de baixo para cima”, ou seja, o resultado de uma iniciativa dos Estados organizados em torno do Consecti e do Confap; a orientação ao desenvolvimento regional; a possibilidade de pautar o debate político estadual, regional e nacional em um ano marcado pela disputa eleitoral em nível estadual e federal; um processo participativo de elaboração e acompanhamento; e uma articulação federativa.
Do PCdoB- Recife, com informações da SectecPE