Nota oficial do PCdoB-CE sobre a morte de Messias Pontes

Em nota divulgada neste domingo (10), a direção estadual do PCdoB no Ceará manifesta pesar pela morte do jornalista e militante histórico do Partido Messias Pontes. Ele morreu no último sábado (9) vítima de um câncer de pâncreas. Leia a seguir a íntegra do documento:

O Partido Comunista do Brasil, por sua direção estadual, manifesta seu profundo pesar pelo falecimento do jornalista, radialista e militante comunista Messias de Araujo Pontes, ocorrido na noite deste sábado, dia 9 de novembro.

Militante histórico do PCdoB, no qual ingressou no início dos anos 1970, oriundo da Ação Popular – organização revolucionária que se integrou ao nosso partido em 1972 – Messias Pontes iniciou sua atuação política ainda jovem, no movimento secundarista e depois nos movimentos de educação popular.

Por sua luta contra o regime militar foi perseguido, preso e torturado barbaramente. Libertado, ingressou na luta pela anistia e já deu seus primeiros passos no Radialismo, onde se destacou como um dos mais aguerridos defensores da liberdade de expressão e da democratização da comunicação. Seu programa de rádio "Espaço Aberto" se transformou numa trincheira dos movimentos sociais e das forças democráticas e progressistas.

Como jornalista atuou no Mutirão, órgão da imprensa popular e democrática cearense, nos jornais O Povo, Tribuna do Ceará, Diário do Nordeste e O Estado, onde matinha uma coluna semanal. Trabalhou na TV Ceará (TVC), emissora pública estadual, onde chegou a ser diretor de jornalismo. Atualmente era também colunista nacional do Portal Vermelho, onde semanalmente abordava temas de grande relevância e travava o debate de ideias de forma firme e convicta. Messias foi ainda diretor da Associação Cearense de Imprensa (ACI) e do Sindicato dos Jornalistas do Ceará, onde atualmente presidia a Comissão da Verdade, Memória e Justiça dos Jornalistas Cearenses, que resgata a história de profissionais perseguidos pela ditadura no Estado.

Convicto do ideal socialista, era um entusiasta da experiência cubana, integrava a Associação de Amizade Brasil-Cuba/Casa Jose Marti e em 2011 realizou o grande sonho de conhecer Cuba, onde participou das comemorações do Primeiro de Maio. Messias foi fiel ao partido até seu último momento de vida. Há um ano enfrentava um câncer no pâncreas, mas jamais se desligou totalmente da militância. Por ocasião da 21a Conferencia Estadual do PCdoB, realizada no início de outubro, já hospitalizado, lamentou muito não poder participar da plenária final, que ainda o elegeu para a direção estadual, a qual integrava ha décadas. Pouco antes de sua última internação ainda achou forças para acompanhar a conferência municipal de Miraíma, onde era responsável pela estruturação e funcionamento do PCdoB local.

Hoje seus camaradas e todos os democratas rendem profunda homenagem a Messias Pontes, militante revolucionário que nos comove com sua morte, mas nos emociona com sua aguerrida trajetória de luta. O PCdoB se solidariza e abraça fraternalmente sua companheira Nilma, o filho Carlos e as filhas Silvana e Márcia, assim como os netos, as netas e todos os parentes deste nosso bravo e imprescindível lutador.

Descanse em paz, camarada Messias Pontes

Fortaleza, 10 de novembro de 2013
 

Direção Estadual do PCdoB/CE

Leia também:
Cearenses lamentam perda de Messias Pontes
Inácio Carvalho: Messias Pontes e minha memória de menino
Luiz Carlos Antero: Messias Pontes: a partida de um guerreiro
Flávio Arruda: Messias Pontes, o verbo lutar