Transparência marca preparação para os Jogos Olímpicos de 2016

Durante conversa com a imprensa, o secretário executivo do Ministério do Esporte, Luis Fernandes, falou sobre suas expectativas com a organização dos Jogos Olímpicos de 2016. Dentre os assuntos, Fernandes falou sobre os investimentos aplicados nesse grande evento, valor bem maior que o inicialmente previsto, R$ 1,5 bilhão.

Ao ser questionado sobre o déficit, o secretário garantiu: “Nós queremos eliminar o déficit. Na candidatura foi projetado um valor. Hoje seria na faixa de R$1,5 bilhão. Estamos trabalhando para que não haja déficit operacional”, disse Fernandes.

Fernandes ainda explicou que nas garantias apresentadas pelo Brasil para sediar as Olimpíadas de 2016, os governos federal, estadual e a prefeitura, assumiram a responsabilidade de cobrir eventuais déficits operacionais dos Jogos. "Por causa disso, segundo ele, está sendo feito um estudo rigoroso para zerar a conta".

E mais: “Estamos no meio de um processo que está sendo finalizado de rígido controle com total transparência do orçamento da Rio 2016, com o objetivo de que não haja deficit no orçamento nas Olimpíadas de 2016”, enfatizou o secretário.

Ele informou que a redução de custos atinge, também, os equipamentos esportivos. “Estamos fazendo uma revisão extremamente rigorosa do custo de cada instalação e das exigências e especificações de cada instalação, mas isso não estaria na conta do deficit de orçamento”, esclareceu.

Da Redação em São Paulo
Com informações das agências