Geraldo vai a evento da ONU e Luciano Siqueira assume PCR

 O vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira, assumiu a PCR na noite desta terça-feira (19). Geraldo Julio (PSB) deixou o cargo temporariamente para participar em Varsóvia, na Polônia, da Conferência das Partes (COP-19), evento das Nações Unidas que reúne 190 países e negocia a implantação da segunda fase do Protocolo de Quioto. O prefeito deve retornar ao Recife na sexta-feira (22), às 22h.

 Foto: Inaldo Menezes/PCR

De acordo com Luciano Siqueira, que assume a prefeitura pela primeira vez neste mandato, a saída temporária do prefeito do cargo não deve ter efeitos sobre a gestão da PCR. Durante a viagem, Geraldo Julio será acompanhado pela secretária municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade Cida Pedrosa. “Temos uma gestão bem estruturada, um prefeito que sabe organizar e direcionar os trabalhos, de modo que nessa brevíssima interinidade as coisas vão correr com tranquilidade”, pontuou Luciano, após assinar a transmissão do cargo.

O Recife foi a única cidade brasileira convidada a participar do evento da ONU. Na quinta (21), Geraldo participa da mesa "Diálogos entre Ministros e Prefeitos", que ocorre às 9h30 (horário polonês) e terá a presença do secretário geral da ONU, Ban Ki-Moon. Pela tarde, o socialista também participa de um evento paralelo, o "Mapa do Caminho dos Governos Locais Pelo Clima: Elevando o Nível de Ambição Global através da Ação Climática Local", que pretende dar visibilidade às cidades que integram o projeto Urban-LEDS.

Segundo a assessoria da PCR, o principal objetivo do prefeito é levar aos debates a experiência do Urban-LEDS no Recife. O projeto, tocado pela ONU-Habitat busca promover estratégias de desenvolvimento urbano de baixo carbono em países emergentes. "Nossa meta é racionalizar o uso dos recursos naturais e neutralizar a emissão dos gases de efeito estufa no Recife", disse Geraldo.

Na segunda (18), durante uma vistoria às obras do Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães, o Geraldão, o prefeito adotou um discurso mais marcante em defesa da sustentabilidade. "Não é só ecologia. Sustentável é aquilo que inclui as pessoas", explicou no dia. Na ocasião, a PCR fechou um convênio com a Central de Cooperativas de Reciclagem de Pernambuco (Cecorpe) para doação de 30 toneladas de material para reciclagem. O grupo reúne 13 cooperativas do Grande Recife, com quase 800 integrantes.

Com informações do Blog de Jamildo e da PCR