Antonieta: Fortalecer o PCdoB para avançar nas mudanças
Os avanços do Brasil na última década, com os governos Lula e Dilma e os desafios ainda por enfrentar para a construção de um país mais soberano, democrático e socialmente justo foram temas do discurso da presidenta do Comitê Municipal do PCdoB do Recife, Antonieta Trindade (foto), no 13º Congresso Nacional da legenda realizado recentemente em São Paulo.
Publicado 21/11/2013 16:09 | Editado 04/03/2020 16:56
Durante o encontro, a dirigente municipal foi eleita para integrar, pela primeira vez, o Comitê Central comunista.
Leia abaixo os pontos principais do pronunciamento de Antonieta.
Todos nós tivemos a oportunidade histórica de atuarmos nesse ambiente de mudanças nunca vistas no Brasil conduzidas pelos governos Lula e Dilma. Mudanças que possibilitaram que uma parcela considerável da população deixasse a linha de pobreza.
Mudanças que possibilitaram àqueles que não tinha lar o acesso à casa própria por meio do programa Minha Casa, Minha Vida. Mudanças que ampliaram o acesso a universidade., seja através do Prouni, seja através do Fies, que contribuíram para o aumento significativo do acesso de nossa juventude aos bancos das universidades do país. Mudanças que possibilitaram a legalização das centrais sindicais e a valorização do salário mínimo, que funcionou como o maior elemento de distribuição de renda do país.
Entretanto, apesar de todo esse ambiente de mudanças ainda é considerável o oceano de desigualdades sociais que ainda persiste no Brasil. Desigualdades que ainda fazem com que tenhamos na nação brasileira 13,2 milhões de analfabetos e desse total mais da metade (54%) está concentrada em nossa região, o Nordeste. Desigualdades que ainda fazem com que a nossa juventude, apesar de todos os avanços, tenha negado o direito ao conhecimento já que a escola pública no Brasil não garante aos nossos jovens o conhecimento necessário para que possam assumir o protagonismo social.
Nós necessitamos avançar nas mudanças e avançar nas mudanças para viabilizar as reformas estruturais que o país precisa significa antes de mais nada fortalecer o PCdoB e fortalecer o PCdoB é imprimir um caráter revolucionário a nossa atuação, seja no ambiente social, seja na gestão pública, seja no parlamento. Nós precisamos também participar ativamente da luta de ideias e para isso é necessário conhecer o programa do nosso partido para não ficarmos reproduzindo aquilo que o senso comum e a mídia tentam passar cotidianamente.
Audicéa Rodrigues, com informações de Inamara Mélo
Do Recife