PRD mexicano aprova plano de ação contra reforma energética
O 14º Congresso Nacional do Partido da Revolução Democrática (PRD) do México, aprovou o plano de ação emergente "Se a Pemex é de todos que nos consultem a todos", oposto à reforma energética do governo.
Publicado 25/11/2013 12:51
Por meio dessa iniciativa, o grupo prevê a entrega ao Congresso, no próximo 9 de dezembro, das 1 milhão e 700 mil assinaturas necessárias para solicitar uma consulta popular sobre a proposta do Executivo de abrir o setor dos hidrocarburos ao investimento privado.
Mexicanos realizam marcha contra privatização do petróleo
México: Pemex entre a privatização e o respeito à Constituição
O plano, lançado pelo secretário geral da força de esquerda, Alejandro Sánchez, compreende além disso, a realização de uma caminhada de 75 horas, em comemoração aos 75 anos da expropriação petroleira no país.
Segundo o dirigente partidário, entregarão as rubricas em um prazo de duas semanas, como estabelece o artigo 35 da Constituição, a fim de converter em uma oportunidade social, política e parlamentar a exigência de consulta popular antes de que se aprove a reforma energética.
Como parte das atividades previstas, se ordenou à Comissão Política Nacional, em coordenação com os grupos parlamentares e suas mesas diretivas, avaliar e decidir as ações pertinentes no contexto do debate da reforma energética ao interior do congresso.
Fonte: Prensa Latina