PCdoB assume Secretaria do Esporte e Lazer no RS
Com a bagagem de ter sido o partido que transformou o esporte no Brasil nos últimos 10 anos, tendo assumido o Ministério do Esporte desde a sua criação, em 2003, o PCdoB assumiu hoje (23) mais uma responsabilidade: a titularidade da Secretaria Estadual do Esporte e Lazer no RS, com a indicação do professor Ricardo Petersen.
Publicado 23/12/2013 19:02 | Editado 04/03/2020 17:09

"O PCdoB indicou Ricardo Petersen para uma área na qual já tem uma representatividade importante e agora passa a dirigir a pasta", disse o governador Tarso Genro, que também empossou os novos secretários de Saúde e do Gabinete dos Prefeitos. O governador salientou a iniciativa do PCdoB de haver indicado uma pessoa da confiança do partido, um técnico com grande experiência e reconhecido na área do esporte.
"Tenho plena convicção que não será uma tarefa fácil por ser um ano de Copa do Mundo e eleições", ressaltou o novo secretário do Esporte, que automaticamente assume o cargo de coordenador do Comitê Gestor da Copa. "O Comitê tem trabalhado incansavelmente com as esferas governo e sociedade para que a Copa seja um sucesso e tenho certeza que será", projetou.
A posse dos novos secretários da Saúde, Sandra Fagundes; do Esporte e Lazer, Ricardo Petersen; e do Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas, Jorge Branco ocorreu em solenidade no Palácio Piratini. Os novos titulares substituem, respectivamente, Ciro Simoni, Kalil Sehbe, e Afonso Motta, todos do PDT, que deixou o governo para apresentar candidato próprio ao Piratini na eleição de 2014.
O governador Tarso Genro disse que "o Rio Grande do Sul está crescendo de maneira pluripartidária e integrado com a sociedade". Para Tarso, a escolha dos novos secretários teve como critério o "comprometimento para não haver rupturas e continuidade nos projetos, agregando ao governo".
A nova titular da Saúde, que ocupava o cargo de diretora do Departamento de Ações da pasta desde 2011, fez um levantamento das ações da secretaria nos últimos três anos. "Reforçamos o atendimento de urgência e emergência. Já acompanhamos 68% das famílias do Bolsa Família, número que pretendemos ampliar, e vamos trabalhar por mais saúde para todos os gaúchos", ressaltou.
Jorge Branco disse que, em conjunto com os municípios, "vamos encontrar soluções gradativas, inseridas neste novo pacto federativo, no qual parte dele está em votação no Congresso Nacional e é fundamental para beneficiar estas cidades e o Governo do Estado. Buscamos, portanto, manter esta relação republicana e buscar com que os municípios continuem crescendo com Estado". Ao deixar o Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas, Afonso Motta afirmou que considera ter realizado "um trabalho de efetividade neste espaço que é de acolhimento das propostas dos prefeitos, para que estes participem, de fato, do governo".
Conheça os novos secretários:
Ricardo Demetrio de Souza Petersen – Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1973), mestrado pela University of Iowa (1981) e doutorado pela University of Maryland (1984). Atualmente é professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência em ênfase em Desenvolvimento, Aprendizagem e Controle Motor, atuando principalmente nos seguintes temas: criança, desenvolvimento motor, desordem coordenativa desenvolvimental, coordenação motora e controle motor.
Sandra Maria Sales Fagundes – Graduada em Psicologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e mestre em Educação e Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003-06), foi coordenadora da Política de Atenção Integral de Saúde Mental da SES-RS de 1987 a 1991; secretária de Saúde do município de Viamão de 1998 a 2002; secretária de Saúde do município de Porto Alegre de 2003 a 2004 e diretora do Departamento de Ações em Saúde da SES-RS desde 2011.
Jorge Branco – Sociólogo, foi um dos fundadores e presidente do Centro de Estudantes de Ciências Sociais da UFRGS. Na Prefeitura de Porto Alegre, participou da montagem do Gabinete de Planejamento, presidiu o Conselho Municipal do Plano de Desenvolvimento Urbano e foi secretário adjunto de Planejamento Municipal. De 1999 a 2002, assumiu a Superintendência da Metroplan e, em 2003, assumiu a chefia do Escritório Regional da Rede Ferroviária Federal S/A no Rio Grande do Sul. Foi secretário geral de governo de Porto Alegre, atuou como consultor da Organização das Nações Unidas (ONU) junto ao Ministério da Educação, coordenou a Unidade Regional Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul) da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), e preside a Fundação para o Desenvolvimento dos Recursos Humanos desde 1º de janeiro de 2011.
Da redação local
Com informações da Secom RS