Lançamento do Cine Camarada acontece dia 7 no PCdoB Salvador

No dia 07 de fevereiro, acontece o lançamento do projeto Cine Camarada com a apresentação do documentário O dia que durou 21 anos, dirigido pelo cineasta brasileiro Camilo Tavares. Após a exibição, os presentes participam de um debate sobre a resistência à ditadura militar. O encontro tem início às 18h, na Escola Loreta Valadares, instalada no Comitê Municipal do PCdoB em Salvador, no bairro dos Barris.

Realizado pela União da Juventude Socialista (UJS) e pela Fundação Maurício Grabois, o Cine Camarada tem o objetivo de desenvolver outras formas de iniciação política, fazendo com que todos os instrumentos possam ser utilizados para debater ideias. A intenção é que o Cine Camarada seja promovido uma vez ao mês.

O documentário O dia que durou 21 anos mostra a influência do governo dos Estados Unidos no Golpe de Estado que aconteceu no Brasil em 1964. A ação militar que deu início a ditadura contou com a ativa participação de agências como CIA e a própria Casa Branca.

Com documentos secretos e gravações originais da época, o documentário mostra como os presidentes norte-americanos John F. Kennedy e Lyndon Johnson se organizaram para tirar o presidente brasileiro João Goulart do poder e apoiar o governo do marechal Humberto Castelo Branco.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro