Publicado 24/03/2014 19:51 | Editado 04/03/2020 17:06
A solenidade foi uma proposição do deputado Fábio Dantas (PCdoB), e objetivou dar visibilidade às lutas políticas e sociais do Partido, com um resgate histórico daqueles que doaram suas vidas em busca de um novo modelo de sociedade, mais justa e igualitária. Este é o significado principal da “Semana Vermelha”, que se reveste de simbolismo, e afirma os princípios e a teoria de uma sociedade que os comunistas acreditam ser possível construir.
“Aos 92 anos, o PCdoB é o Partido mais antigo, mas também o mais maduro e consciente dos desafios de sua luta. E isso se reforça com o reconhecimento que se dá em atos como o que ocorre nesta segunda na Assembleia, com homenagens àqueles que dedicaram suas vidas para que o PCdoB chegasse até aqui”, enfatizou a comunista Fátima Sá, que no ato recebeu a homenagem in memoriam ao seu marido, Glênio Sá.

Fátima Sá e seus filhos, Gilson Sá e Jana Sá, recebem a homenagem in memoriam a Glênio Sá

Deputado, Fábio Dantas, propositor da sessão
O presidente estadual do Partido, Antenor Roberto, fez uma fala de agradecimento e prestou uma homenagem ao vereador comunista Demontier Rocha, assassinado no início do ano, convocando um minuto de silêncio entre os presentes.

Presidente estadual do PCdoB/RN, Antenor Roberto
Para Antenor, o passado recente do país ensinou o PCdoB a ser um Partido revolucionário e ao mesmo tempo amplo. “Hoje, o desafio é responder a necessidade do povo por mais mobilidade, mais saúde, mais educação e mais segurança”, afirmou. Por isso, “o PCdoB tem a convicção de que é preciso seguir acumulando e apoia a reeleição da presidente Dilma”.
O dirigente comunista finalizou sua intervenção ressaltando a necessidade de se discutir os principais problemas do Estado e as possibilidades de enfrentamento, e chamando, ao sentimento de pertencimento, a militância, na perspectiva de buscar o melhor caminho para a legenda neste ano eleitoral. “Neste sentido, convoco toda a militância a ascender o debate, manter nossa inquietação e ajudar a todos que querem encontrar o rumo do desenvolvimento do Rio Grande do Norte”.
Os atos marcaram, também, um momento privilegiado para o PCdoB apresentar à sociedade sua história, seus pensamentos e propostas. Neste sentido, o vereador de Natal e presidente municipal do Partido, George Câmara, enfatizou o que considera serem as duas principais características do Partido e que tornam sua História singular: a longevidade e a unicidade de pensamento e ação, ainda que respeitadas as singularidades regionais.
“A longevidade é fruto de uma visão estratégica por sabermos onde queremos chegar, e isso se deve também por ter traços diferenciadores dos outros, que respeita as características de cada região”, afirmou George.
Os deputados estaduais Fernando Mineiro (PT) e Hermano Morais (PMDB), presentes à sessão, prestaram homenagem ao Partido. Mineiro falou da satisfação em participar do ato e dar o testemunho da importância que tem o PCdoB na história do País e do Estado do Rio Grande do Norte. “Tenho uma relação muito forte, histórica com o PCdoB. Foi através do Glênio Sá que comecei no movimento estudantil”, destacou Mineiro.
Ao final da solenidade, o deputado Fábio Dantas convidou os presentes a participar da quinta edição do Gabinete de Rua. A atividade é uma iniciativa do vereador George câmara, e consiste em levar o trabalho da assessoria legislativa às praças públicas.
De Natal, Jana Sá