China persistirá na defesa da soberania e direitos marítimos

O vice-chanceler chinês, Liu Zhenmin, se encontrou na segunda-feira (31) com a embaixadora das Filipinas na China, Erlinda Basilio. O assunto principal foi a disputa dos dois países em relação ao Mar do Sul. O governo filipino pediu ao tribunal internacional para julgar a questão.

Liu Zhenmin afirmou que o governo filipino pediu unilateralmente a arbitragem internacional, o que considera uma falta de respeito à China.

O vice-chanceler realçou que a China não aceitará nem participará de qualquer arbitragem. Ele apontou que a atitude filipina não é favorável à solução da questão do Mar do Sul e não mudará o fato de que o arquipélago de Nansha e suas águas adjacentes pertencem à China.

Liu Zhenmin acrescentou que isso não vai abalar a determinação do governo chinês de defesa da soberania e direitos marítimos e que o país continuará se esforçando para resolver a disputa por meio de negociações.

Finalmente, Liu Zhenmin pediu que as Filipinas cumpram a Declaração de Conduta das Partes Envolvidas no Mar do Sul, levando em consideração as relações bilaterais e paz e estabilidade do Mar do Sul, a fim de resolver os problemas por meio do diálogo.

Fonte: Rádio Internacional da China