Lei de Saúde nos EUA influenciará nas eleições de novembro

A lei de Saúde, ou Obamacare, como é chamada, terá um peso determinante nas eleições estadunidenses de metade de mandato, em novembro de 2014, revelou nesta quinta-feira (10) uma pesquisa do Centro de Investigações Pew.

Mais de 80% das pessoas consultadas acreditam que esse regulamento influenciará, enquanto 54% a considerou importantíssima na hora de inclinar seu voto pelos candidatos democratas ou republicanos, no momento de eleger a totalidade da Câmara de Representantes e um terço do Senado.

A pesquisa foi realizada pouco depois da Casa Branca ter anunciado que mais de sete milhões de pessoas se inscreveram para os seguros de saúde apesar dos problemas do site governamental, onde estes eram oferecidos.

Desde que foi aprovada pelo Congresso, a lei enfrentou cerca de 50 tentativas de eliminação por parte da oposição republicana, e esse partido a faz o centro de sua campanha para as eleições de novembro.

Em um detalhamento dos resultados da pesquisa, 64% dos republicanos, a maioria opostos à norma, disseram que esta será um fator importante na hora de emitir seu voto, enquanto 54% dos democratas expressaram o mesmo.

Além disso, 45% dos independentes consideram que o Obamacare será importantíssimo na hora de votar em novembro. Apenas 48% dos que apoiam a lei dizem que será importantíssima para sua decisão.

A pesquisa apontou que o apoio ao que é considerado o maior avanço do governo do presidente Barack Obama mudou pouco nos meses recentes, recebendo o respaldo de 37%, enquanto 50% a desaprova.

Cerca de 57% opinou que a lei tem pouco efeito em sua família, 24 considera que seu efeito foi negativo e 17 assegurou que seu conteúdo foi positivo.

Fonte: Prensa Latina