Messejana: Chico Lopes e comunidade debatem desafios da cidade

Uma manhã de domingo com debate sobre a realidade das comunidades da Grande Messejana, com grande participação popular e propostas para a cidade e para uma vida melhor. Assim foi o "Chico Lopes entre Amigos", realizado na manhã do último domingo, dia 13/4, aniversário de Fortaleza, na Casa de José de Alencar.

Chico Lopes prestou contas das principais ações de seu mandato e ouviu depoimentos e sugestões de moradores de várias comunidades, como Curió, Itambé, Conjunto Palmeiras, Alagadiço Novo, Maravilha, São Cristóvão, Palmeirinha, São Miguel e Parque São Miguel, Parque Iracema, Comunidade do S, Santa Fé e Guajiru.

Contando com a participação de lideranças locais, como Josenias e Sayonara Melo, e com representantes de entidades como o Sindicato dos Trabalhadores em Asseio e Conservação e a Associação de Moradores da Comunidade Maravilha, o encontro discutiu, em clima informal e descontraído, os avanços e os desafios do Ceará e do Brasil nos últimos anos. A melhoria na qualidade de vida, o aumento dos empregos e a elevação real do salário mínimo foram destacados pelos moradores das várias comunidades.

Conquistas obtidas através da ação de Chico Lopes, como o direito dos estudantes a financiar 100% de cursos universitários através do FIES, o piso salarial dos professores, o direito dos professores a um terço da carga horária para atividades extrassala, a diminuição das tarifas bancárias, a redução do preço da energia e a lei que proíbe cobrança de itens abusivos nas listas de material escolar.

"Agradeço muito pela presença e pelas sugestões de todos. Nosso mandato é feito em diálogo com a população, com os bairros de Fortaleza, as comunidades, todos os dias", ressaltou Chico Lopes. "Neste domingo foi uma grande alegria conversar mais diretamente com os moradores da grande Messejana, que reforçam a nossa responsabilidade, em discutir as grandes questões do Ceará e do Brasil, mas também atuar quanto à realidade dos bairros".

Foram vários os temas abordados pelos participantes do encontro. "Houve uma mudança significativa no meu salário e o mínimo cuidado com as condições de trabalho dos professores", declarou o professor Ailton. "Se nos guiarmos pelo que a imprensa coloca, vai parecer que nada no Brasil mudou. Mas a gente percebe que as pessoas estão adquirindo sua casa, sua moto ou seu carrinho, estão com seus filhos na escola, estão comprando material de construção e aumentando sua casinha… Essa mudança é real".

Josenias destacou que na maioria das vezes não é da competência dos deputados federais resolver problemas mais diretos nas comunidades. "Mas é preciso pensar de que forma se pode contribuir para resolver o problema da violência, a questão das drogas, que influenciam diretamente na realidade dos bairros".

Wagner Ventura apontou melhorias na vida do povo, nos últimos dez anos. "Claro que nosso País precisa de mais saúde, mais educação, mais segurança, mas temos que ler mais e nos informar melhor sobre o que acontece no Brasil, porque muita coisa mudou pra melhor", declarou.

Carlos destacou a presença de moradores das mais diversas localidades na reunião e destacou a lei do material escolar, "que beneficia muita gente". "A defesa do consumidor é muito importante, porque beneficia diretamente os trabalhadores". Já a participante Hilda relatou as dificuldades vivenciadas no Itambé e nas comunidades vizinhas, com as recentes chuvas em Fortaleza, e apontou a importância de haver mais acompanhamento aos bairros e comunidades.

Pedro Glauber destacou a participação numerosa no evento, com as pessoas deixando outros compromissos para participar do encontro. E também citou a lei do material escolar, além de defender a redução da jornada de trabalho e por melhores salários, apontando ser necessário aumento da pressão sobre o Governo Federal nesse sentido. Já o pastor Amaro defendeu a melhorias na saúde pública, com mudanças no sistema de atendimento e com a presença de mais médicos.

Agradecendo pela presença de todos e destacando o aniversário de Fortaleza, Chico Lopes seguiu para visitar a tradicional Feira de Messejana, um de seus programas favoritos aos domingos na capital cearense.

Fonte: Assessoria do deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE)