MST marcha de Camaçari a Salvador pela Reforma Agrária

Cerca de três mil militantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) na Bahia participam de uma marcha, iniciada no município de Camaçari, e que chega a Salvador, nesta quarta-feira (7/5), com destino ao CAB (Centro Administrativo da Bahia). Os manifestantes reivindicam agilidade no andamento da Reforma Agrária e a apuração de um crime cometido contra o militante Fábio Santos, no ano passado.

Fábio, que era professor, foi assassinado com nove tiros em abril de 2013, no município de Iguaí, na região Centro-Sul do estado, e as circunstâncias do crime ainda são desconhecidas. No início do mês passado, o MST realizou um ato público em memória do militante e iniciou os protestos por celeridade nas investigações.

Os Sem Terra estão concentrados em Camaçari desde o último domingo (4) e iniciaram a marcha na terça-feira (6). No CAB, a entidade pretende, também, se reunir com o governador Jaques Wagner para a apresentação de demandas, como estruturação dos assentamentos, assistência técnica, a pauta da educação de nível médio nos assentamentos e projetos de inclusão produtiva.

“O Brasil possui mais de 100 mil famílias acampadas, sendo que a Bahia é o estado com o maior número de famílias nesta condição. São mais de 22 mil”, informou Márcio Matos, que integra a direção nacional do MST, através da página que a entidade possui na internet.

O movimento do MST na Bahia faz parte da Jornada Nacional pela Reforma Agrária, que conta com ações em vários outros estados.

De Salvador,
Erikson Walla