26 de maio: Grande ato pela Reforma Política, no Rio de Janeiro

A luta por eleições mais limpas e democráticas segue a todo vapor no Rio de Janeiro e no Brasil. A Coalização Democrática pela Reforma Política e Eleições Limpas está convocando, no Rio de Janeiro, um grande ato contra o financiamento privado das campanhas eleitorais e por uma Reforma Política que democratize o processo eleitoral.

 

Desde o dia 5 de maio, em uma reunião na sede da OAB – seção Rio de Janeiro – a Coalizão Democrática já debateu e definiu que o dia 26 de maio, às 17h30, será a data do ato unificado. É importante salientar que essa Coalização reúne mais de 90 entidades, movimentos e organizações políticas e dos movimentos sociais; partidos progressistas, como o PCdoB e o PT; centrais sindicais, como a CTB e a CUT; o MST; entre outras importantes organizações. Entidades como a OAB, a UNE e a CNBB lideram esse movimento.

O Ato Político – que será realizado na sede da OAB-RJ na Avenida Marechal Câmara, 150, no Centro da capital fluminense – pretende reunir diversos segmentos do meio político, artístico e jurídico do Estado.

Ficou acertada, ainda, a unificação das mobilizações pela reforma política no Estado, que hoje são comandadas pela Coalizão Democrática pela Reforma Política e Eleições Limpas e o Fórum Popular do Plesbiscito por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político. Sendo assim, as duas frentes se somam a este evento e aproveitam para convocar a militância política para o dia 7 de junho quando haverá uma grande manifestação contra o financiamento privado nas eleições e coleta de assinatura para o plebiscito. Para este evento só falta confirmar o local.

Segundo o site da OAB-RJ, o objetivo do ato é pressionar as autoridades públicas para acelerar as medidas anunciadas desde o ano passado, e que até agora não foram implementadas – entre elas, a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4.650, proposta pelo Conselho Federal junto ao Supremo Tribunal Federal (STF), cujo objetivo é proibir que empresas financiem partidos políticos e campanhas eleitorais. Seis ministros do STF já se declararam favoráveis integral ou parcialmente à proposta, mas em abril esse ano o pedido de vista do ministro Gilmar Mendes suspendeu o julgamento da ação.

O presidente da Seccional da OAB no Rio de Janeiro, Felipe Santa Cruz, salientou:

"Estamos preocupados com este vazio após um ano das manifestações. Estamos preocupados em dar conteúdo à reforma política", afirmou Felipe Santa Cruz, que nesta terça-feira recebeu em seu gabinete representantes de diversos movimentos sociais e entidades que apoiam a reforma política.

O Partido Comunista do Brasil definiu a luta contra o financiamento privado, e o esforço para a consolidação de uma Reforma Política concreta e democrática, como uma das prioridades centrais dos comunistas. O presidente municipal do PCdoB no Rio de Janeiro, Waldemar de Souza, destacou a importância do ato desta segunda-feira e da luta por eleições limpas e democráticas:

"A luta pela Reforma Política e Democrática é uma prioridade do PCdoB, das reformas estruturais democráticas essa é das mais importantes. Essa é uma grande luta da sociedade civil. A Coalização Democrática pela Reforma Política e por Eleições Limpas conta com total apoio do PCdoB, nós precisamos reforçar e aprimorar a democracia no nosso país. É um absurdo que as empresas determinem quem é eleito em nosso país, temos um Congresso Nacional onde a ampla maioria é de parlamentares representantes de interesses privados. As construtoras, os bancos, são os maiores doadores de campanha. Na última eleição 95% do que foi gasto nas eleições veio de financimentos de empresas, isso é uma distorção da democracia em nosso país; quem elege não é o cidadão eleitor, quem elege são os capitalistas e empresários que pagam a conta das eleições. Os militantes e filiados do PCdoB estão convocados para reforçarem esse grande ato do dia 26 de maio", enfatizou o líder comunista da capital do Rio.

Serviço:
Ato pela Reforma Política e por Eleições Limpas
Local: Sede OAB-RJ – Avenida Marechal Câmara, 150, no Centro 
Data: Segunda-feira, 26 de maio, de 2014
Horário: 17h30

*Informações: ctb-rj.org.br