Abriu de Leituras homenageia teatro negro na Bahia
De 26 de maio a 02 de junho acontece o ciclo de leituras dramáticas Abriu de Leituras, promovido pela Cia Teatral Abdias Nascimento (CAN) em comemoração aos 10 anos do grupo. Gratuita, a iniciativa é parte do projeto “10 Anos da Cia Teatral Abdias Nascimento: uma celebração com o teatro negro da Bahia e do Brasil”, que acontecerá no Espaço Cultural da Barroquinha, na praça Castro Alves, Salvador.
Publicado 26/05/2014 18:08 | Editado 04/03/2020 16:15
O ano de 2014 marca ainda o centenário do precursor do teatro negro brasileiro, Abdias Nascimento. Na homenagem ao patrono, o CAN promoverá leituras dramáticas de obras montadas e/ou escritas para o Teatro Experimental do Negro (TEN), do qual Abdias Nascimento foi um dos fundadores, e que serão executadas por diferentes grupos e diretores de teatro negro locais, nacionais e internacionais. A iniciativa contará com a participação dos grupos Bando de Teatro Olodum, NATA, CAN e Companhia Gente de Teatro da Bahia.
Na abertura do ciclo de leituras, que acontece na noite desta segunda-feira (26), acontece uma mesa redonda intitulada “Teatro Negro: Uma Identidade Cultural”. Ao longo da semana será realizada uma leitura dramática por dia, apresentadas pelos grupos baianos e atores selecionados para o projeto.
Para as leituras, ainda foram convidados diretores vinculados com a temática da performance negra, a exemplo do gaúcho Jessé Oliveira e o cubano Julio Moracen, diretor, dramaturgo, doutor em Artes e professor da Unifesp. O projeto Abriu de Leituras tem o financiamento da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA).
De Salvador,
Ana Emília Ribeiro
Com informações do Correio Nagô