Lucimara defende maiores salários para os Garis

Na manhã dessa terça, 20, a vereadora Lucimara Passos (PCdoB) utilizou a tribuna para homenagear os garis pelo seu dia e chamar a atenção do poder público e da sociedade que é graças a essa categoria que podemos bater no peito e nos orgulhar por termos uma cidade limpa.

“Estamos num patamar melhor do que a maioria das cidades brasileiras e precisamos lutar para melhorar ainda mais os serviços, botar a cereja no bolo, ao invés de bagunçar o glacê”, criticou.
Para Lucimara, os garis recebem um piso de um salário mínimo e um
auxílio alimentação irrisório. “Trabalhei diretamente com essa categoria, desenvolvemos conjuntamente diversas ações que visavam melhorar a auto estima desses profissionais bem como chamar a sociedade para enxergá-los com o valor que de fato têm”, afirmou.

A vereadora defendeu um piso de R$ 1.100,00 e um vale alimentação de R$ 300,00 e justificou ser viável rever o estabelecido contratualmente entre Prefeitura e a empresa prestadora dos serviços. "Estou sendo porta voz de uma demanda justa, trazida por eles, que pode ser avaliada em Aracaju de forma a evitar movimentos como os que ocorreram no Rio de Janeiro e culminaram com greves e sujeira nas ruas”, disse.

Em Aracaju o olhar diferenciado para a limpeza teve início na administração do então Prefeito Jackson Barreto, tendo continuidade com Gama, Marcelo Déda e Edvaldo Nogueira. “Alcançamos resultados muito positivos, mas precisamos cuidar para que todas essas conquistas não sejam perdidas e julgo como urgente e prioritário materializar o entendimento de que se a profissão dos garis não for atrativa e valorizada, teremos cada dia menos pessoas interessadas e disponíveis para a tarefa”, alertou.