Estudantes fazem manifestação pela votação do PNE  

Estudantes fizeram manifestação na tarde desta terça-feira (27) na Câmara dos Deputados para pressionar o presidente da Casa, deputado Henrique Alves (PMDB-RN), a colocar em votação no Plenário o Plano Nacional de Educação (PNE). Após o ato, representantes da União Nacional dos Estudantes (UNE) e da União Nacional dos Estudantes Secundaristas (Ubes) se reuniram com o presidente da Câmara, para esta quarta-feira (28) a votação da matéria.

Segundo Alves, o PNE será o primeiro item da pauta, mas para favorecer a aprovação da proposta, a orientação é negociar um acordo que reduza a quantidade de destaques ao texto. Até o momento, o PNE tem pelo menos quatro destaques para votação em separado. O Plano Nacional de Educação define 20 diretrizes para melhorar os índices educacionais brasileiros nos próximos dez anos.

Segundo a deputada Jô Moraes (MG) é preciso a mobilização estudantil para que o projeto avance. “Nós estamos alcançando essa etapa avançada do PNE graças a vocês, que, nesses últimos anos, fizeram vigilância em defesa do direito à educação. Precisamos levar o PNE pro Plenário com ou sem acordo”, destacou a parlamentar.

O deputado Gustavo Petta (PCdoB-SP), ex-presidente da UNE, presente ao ato, também defendeu a votação imediata do projeto, que, segundo ele, será o grande salto para o desenvolvimento do país.

Da Redação em Brasília
Com informações da Lid. PCdoB na Câmara