Nova direção da Unegro Bahia toma posse nesta terça, em Salvador

Logo após completar 26 anos de fundação, transcorrido no último dia 14 de julho, a União de Negros pela Igualdade (Unegro) empossa a direção eleita. A assembleia de posse será nesta terça-feira (29/07), a partir das 19h, no Centro Cultural da Câmara de Vereadores de Salvador. Após quase 20 anos com formação de coordenações, volta a ter perfil presidencialista, com a jovem Sirlene Vanessa assumindo o cargo, ocupado primeiramente – quando da fundação – por Olívia Santana.

A nova gestão, que fica à frente da entidade pelos próximos três anos, traz um pouco de ousadia, ao renovar os quadros e a ampliar a participação da juventude, a exemplo também dos secretários Geral, Leandro Silva, e da Juventude, Adson Bezerra. Historicamente, o que se vê no movimento negro, segundo Sirlene, é a "repetição de figurinhas", sempre com os mais experientes na dianteira. "Essa direção aposta na dicotomia da juventude com a experiência dos mais antigos para ampliar o debate sobre as questões raciais na Bahia", aponta a nova presidente.

Ainda de acordo com Sirlene, uns dos objetivos da Unegro é ampliar as fileiras políticas, além de garantir o empoderamento dos jovens e mulheres negros e fortalecer a luta contra a violência. A entidade quer também dialogar mais com a periferia, ribeirinhos e quilombolas, para conscientizar a população das dificuldades históricas e a consequente necessidade de luta por mudanças.

"Queremos também nos aproximar das academias para poder interferir mais nas discussões, aprofundar o debate sobre as cotas. Queremos um povo negro atuante, consciente", complementa a nova presidente da Unegro. Outro item da pauta a União é a busca da reforma política, para promover a inclusão dos jovens, negros e mulheres.

A nova secretária de Comunicação, Rosana Paz, antiga militante do movimento negro na Bahia, disse-se bastante animada com as mudanças e propostas da Unegro. Ela se comprometeu em contribuir de todas as formas possíveis para a ampliação do debate sobre a pauta da entidade. "O setor de comunicação vai dar voz aos negros baianos para que a sociedade conheça mais profundamente o nosso histórico trabalho de combate à discriminação".

A Unegro foi fundada em 1988, na capital baiana, em pleno processo de redemocratização do Brasil. E hoje, 26 anos depois, se renova e atualiza para reforçar a luta contra o racismo e toda forma de discriminação e opressão social no Estado e no país.
Lançamento

A secretaria de Combate ao Racismo da CTB Bahia lança, nesta terça-feira (29/07), a revista Rebele-se, do Coletivo Nacional de Igualdade Racial da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil). O evento será na sede do Sindicato dos Bancários da Bahia, no Centro de Salvador, às 15h.

De Salvador,
Maiana Brito