Manifestantes chilenos pedem que Bachelet rompa relações com Israel 

 Uma grande manifestação em favor do povo palestino pediu, neste sábado (2), em Santiago que a presidente chilena, Michelle Bachelet, rompa relações diplomáticas com Israel devido ao grave conflito na Faixa de Gaza. O Chile abriga uma das maiores comunidades palestinas fora do mundo árabe. Estima-se que haja cerca de 500 mil descendentes no país.

Chilenos pedem que Bachelet rompa relações com Israel - AFP/MARTIN BERNETTI

"Rompa relações com Israel!" gritaram os manifestantes que percorreram várias ruas da capital chilena agitando as bandeiras palestinas. "Estamos pedindo que a presidente Michelle Bachelet expulse o embaixador de Israel e rompa relações com Israel. Queremos dizer ao mundo que os chilenos estão mobilizados contra o massacre israelense", disse à AFP Mauricio Abu-Gosh, presidente da Federação de Palestinos no Chile.

Leia também:
Manifestantes fazem ato de solidariedade ao povo palestino em Brasília
Protesto na Cisjordânia a favor da Palestina termina em conflito
Chile: 5 mil pessoas se manifestaram contra ataques de Israel à Gaza

O protesto foi pacífico e terminou diante do Palácio de La Moneda, onde foram exibidos cartazes e faixas com frases como "parem o genocídio de palestinos" ou "chega de mortes de crianças inocentes".

Esta não é primeira mobilização dos chilenos contra o excessivo uso da força por parte do exército israelense no recente conflito com o grupo Hamas, na Faixa de Gaza. No último dia 19 de julho, cerca de cinco mil pessoas protestaram em Santiago.

O conflito entra em seu 28º dia nesta segunda (4). O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, declarou no sábado (2) que o Exército israelense vai manter suas operações contra o Hamas "pelo tempo que for necessário" em Gaza e com "toda a força necessária".

Segundo informações da ONU, a crise na região já deixou mais de 1,8 mil palestinos mortos e 6 mil feridos – civis representam cerca de 80% das fatalidades.

Da redação do  Portal Vermelho,
Com informações de agências de notícias