Presidenta das Avós da Praça de Maio encontra neto desaparecido

A presidente das Avós da Praça de Maio, Estela de Carlotto, encontrou nesta terça-feira (5) o neto após 37 anos de busca. Guido Carloto foi encontrado na cidade de La Plata é filho de Laura Carlotto, desaparecida durante a ditadura militar na Argentina.

Estela de Carlotto - Reprodução/ La Plata Notícias

O neto 114 foi identificado há poucas horas. Ainda é aguardada a coletiva de imprensa para anunciar a informação confirmada pela agência pública argentina Telám.

A importância das Avós de Maio

A Associação Civil Avós da Praça de Maio é uma organização não-governamental, que tem por intuito localizar e retornar às famílias legítimas todas as crianças desaparecidas em sequestros pela ditadura militar argentina. A ideia é, também, criar as condições para prevenir que esses crimes voltem a ocorrer., exigindo castigo e punição aos responsáveis.

De acordo com estimativas da ONG, durante o regime militar, as autoridades se apropriaram de pelo menos 500 bebês, muitos deles nascidos em centros de torturas, hospitais militares e delegacias. Em 12 de maio de 2008, foram nomeadas ao Prêmio Nobel da Paz.

Fonte: Opera Mundi