Minha Casa, Minha Vida: Habitafor encerra capacitação de servidores
A capacitação aprofundou os temas relacionados a habitação de interesse social.
Publicado 12/08/2014 23:45 | Editado 04/03/2020 16:26
A Fundação de Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza (Habitafor) finalizou a capacitação interna sobre habitação de interesse social. Novas resoluções sobre acesso ao Programa Minha Casa, Minha Vida, infraestrutura, inserção urbana e acesso à terra foram assuntos desenvolvidos pela vice-presidente da Habitafor, Olinda Marques. O encontro contou com a participação de assistentes sociais, arquitetos, engenheiros e advogados que atuam na execução da política de habitação de Fortaleza.
De acordo com Olinda Marques, a terceira etapa do “Programa Minha Casa, Minha Vida” é uma demonstração de que a política de habitação segue um ritmo positivo de desenvolvimento. “Essas novas regras vão contribuir para a continuidade da política de habitação que vem dando certo e está sendo adaptado de acordo com as necessidades que vão surgindo ao longo do tempo”, afirmou.
Além de estabelecer parâmetros para um novo ciclo de habitação de interesse social, o Governo Federal também promoveu discussão sobre outros componentes do processo, como locação social, melhorias habitacionais e propriedade coletiva. “O debate se tornou mais abrangente e podemos agora visualizar outras possibilidades que contribuem para o andamento do Programa, como trabalhar projetos urbanísticos e arquitetônicos para garantir melhorias habitacionais para urbanizar favelas”, exemplifica.
A gestora também declarou o interesse do Governo Federal de executar a política de melhorias habitacionais e reforçou a importância de aprofundar os temas debatidos nacionalmente. “Estamos em um processo de transição e devemos nos preparar para, no próximo ano, atuar dentro da terceira fase do MCMV. Essa é a contribuição que podemos oferecer para consolidar a política de direito à moradia na nossa cidade, por isso, é preciso antecipar e fortalecer esse debate para quando o manual for divulgado e a gente já estar pronto para executar de acordo com as novas exigências” ratificou.
Fonte: Prefeitura de Fortaleza