“Dilma é sensível à causa das mulheres”, diz presidenta da UBM

A União Brasileira de Mulheres (UBM) apoia a reeleição da presidenta Dilma Rousseff. A presidenta da entidade, Lucia Rincon, esclarece os motivos pelos quais as mulheres brasileiras estão com Dilma para dar continuidade às conquistas obtidas nos últimos 12 anos.

Por Mariana Serafini, do Portal Vermelho

Lúcia Rincon - Arquivo pessoal

De acordo com Lucia, o Brasil passou por uma mudança histórica ao eleger Lula para a presidência da República em 2002. Foi o momento em que, pela primeira vez, o governo se preocupou em trabalhar em favor das necessidades do povo brasileiro, ela acredita que Dilma significa a continuidade deste projeto.

Porém, além dos exemplos gerais, Lúcia diz que “poderia enumerar” a série de benefícios conquistados pelas mulheres durante a administração dos governos progressistas. “Dilma é sensível à causa das mulheres e tem mostrado isso na prática com diversos programas sociais que beneficiam diretamente a qualidade de vida, não só das mulheres, mas do povo brasileiro”.

Entre os programas sociais citados por Lúcia, estão o Minha Casa Minha Vida e o Bolsa Família, cujas titulares dos cartões do benefício normalmente são mulheres. Isso porque os governos de Lula e Dilma, ao acompanhar de perto a vida dos brasileiros, identificaram que as mulheres são as principais responsáveis pela estrutura familiar, por isso cabe a elas administrar os recursos destinados à família.

“A Dilma é contra a autonomia do Banco Central, coisa que outras candidatas estão propondo, então nós estamos gastando muita sola de sapato para ir às ruas e conversar com as pessoas, levar ao conhecimento delas estas questões”, contou Lúcia.

Políticas específicas, como o direito à Pílula do dia seguinte distribuída gratuitamente nos postos de saúde e o posicionamento filme de Dilma contra a “bolsa estupro” (projeto de Lei que prevê uma ajuda de custo às gestantes vítimas de estupro), também são motivos pelos quais a UBM defende a reeleição da atual presidenta.

Para Lúcia, a pesquisa e a extração do pré-sal foram uma grande conquista para o povo brasileiro que beneficia diretamente a educação. Outras políticas, como o programa Mais Médicos, que já melhorou consideravelmente o quadro da saúde no país, também são exemplos do porquê as mulheres apoiam Dilma.

Durante o congresso nacional da UBM realizado em julho deste ano, as militantes feministas aprovaram uma carta às mulheres brasileiras em apoio à presidenta Dilma. A entidade está comprometida com a continuidade deste processo democrático popular colocado em curso no país com o governo do presidente Lula.