Negociação sobre questão nuclear foi positiva, diz presidente do Irã
Depois de anunciar nesta segunda-feira (24) a nova prorrogação das conversas sobre a questão nuclear iraniana, o presidente do país, Hassan Rouhani, se mostrou otimista sobre as perspectivas das negociações. Ele considera que todos os envolvidos estão se encaminhando para um acordo completo. A maior parte das divergências foi resolvida, sublinhou.
Publicado 25/11/2014 11:55

Em entrevista à TV oficial do Irã, Rouhani assinalou que, apesar de ainda não haver um acordo completo, todas as partes obtiveram progressos nas negociações. Para o presidente, as conversas são a única via para alcançar um acordo completo, não as pressões.
O Irã e o sexteto (EUA, Reino Unido, França, Rússia, China e Alemanha) decidiram adiar para o dia primeiro de julho do ano que vem o prazo final para o acordo completo.
Mohamed Javad Zarif, representando iraniano, e a coordenadora da questão nuclear iraniana da União Europeia, Catherine Ashton, leram uma declaração conjunta em coletiva à imprensa realizada na segunda-feira (24).
A nota dizia que as partes devem concluir as negociações o mais rápido possível, em no máximo quatro meses. Se não for possível um acordo neste período, a data limite passa a ser 30 de junho de 2015.
O sexteto e o Irã vão continuar a cumprir os compromissos do Plano de Ação Conjunta feito em novembro de 2013 e realizar uma nova rodada de negociações em dezembro.
Fonte: Rádio China Internacional