Secitece propõe parceria com empresa alemã para incentivo à pesquisa
Representantes da empresa alemã Carl Zeiss estiveram reunidos com o secretário Inácio Arruda e o secretário adjunto Francisco Carvalho nesta semana na sede da Secitece. O encontro serviu para tratar sobre possíveis parcerias na área de tecnologia. A Carl Zeiss é considerada a maior indústria ótica do mundo e referência no desenvolvimento e produção de planetários.
Publicado 12/03/2015 10:09 | Editado 04/03/2020 16:26
Inácio Arruda sugeriu apoio mútuo entre o Estado e a Alemanha para a produção das tecnologias por pesquisadores cearenses, mediante investimentos do país. “Hoje só compramos da Alemanha. Queremos vender tecnologia”, disse o secretário, reiterando a ideia de receber recurso alemão para fomento à pesquisa e desenvolvimento (P&D) no Ceará.
Para tanto, Inácio irá se reunir com a diretoria da Carl Zeiss no Brasil, sediada em São Paulo, que deverá levar a proposta da Secitece à presidência, na Alemanha. A empresa também trabalha na área de microscopia, tecnologia médica e de semicondutores, além de metrologia industrial.
Os representeantes da Carl Zeiss Wilfrie Lang e Stefanie Neuhãuser estão no Estado para visitar empreendimentos que utilizam suas tecnologias. A empresa foi responsável por fornecer as cúpulas de projeção dos dois planetários existentes no Ceará: o Planetário Rubens Azevedo, em Fortaleza, e o Planetário de Sobral. Ambos foram adquiridos pelo Governo do Estado, através da Secitece.
Fonte: Assessoria da Secitece