Farc: estamos decididos a conquistar a vitória da paz    

A delegação das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia-Exército do Povo (Farc-EP) que participa das conversas de paz com o governo colombiano ratificou, nesta sexta-feira (27), sua vontade de continuar os esforços para atingir o objetivo final.
 

 

Farc retomam diálogo em meio a incertezas eleitorais na Colômbia - Reprodução

“Estamos aqui na trincheira de Havana decididos a conquistar a vitória da paz com o apoio da mobilização social, dos jovens, mulheres, camponeses, povos indígenas, comunidades afro, população urbana e rurais”, ressaltou o chefe da representação das Farc-EP, Iván Márquez.

“O fim do confronto armado mediante o diálogo civilizado é uma necessidade do momento”, mencionou Márquez em um comunicado.

“As castas oligárquicas devem se afastar de sentimentos mesquinhos e excludentes porque os colombianos pedem uma paz que lhes garanta pão, emprego, terra, salários justos, saúde e educação gratuitas, moradia digna, transporte barato, serviços públicos, conectividade, respeito à biodiversidade e ao meio ambiente”, disse.

“Não queremos que confundam as causas do conflito com palavras que assustem como comunismo, narcotráfico ou terrorismo, pois estas servem de curingas para prolongar a guerra e justificar a intromissão estrangeira no conflito interno”.

Pediu ainda que “tenham em conta que o direito à rebelião é uma resposta aos abusos do poder, contra seus atropelos e desaforos”, ressaltou Márquez, que destacou o pensamento político e militar do guerrilheiro Manuel Marulanda.

Fonte: Prensa Latina