Com aposição de placa, Recife homenageia Cândido Pinto 

Na próxima segunda-feira (4), às 9h, a Comissão Estadual da Memória e da Verdade realiza, no Recife, solenidade de aposição de uma nova placa em homenagem ao engenheiro Cândido Pinto de Melo, ex-presidente da União dos Estudantes de Pernambuco (UEP), entidade cassada pela ditadura militar e reestruturada em 2005. Em abril de 1969, Cândido foi vítima de atentado que o deixou paralítico, mas continuou na militância política até sua morte em agosto de 2002. 

Doada pela Prefeitura do Recife, a nova placa será instalada na subida da Ponte da Torre, na Zona Oeste da cidade, mesmo local onde o líder estudantil sofreu o atentado. A homenagem acontece na mesma data em que o militante completaria 68 anos. O vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira (PCdoB), participará da solenidade.

Cândido Pinto nasceu em João Pessoa (PB) e foi um dos mais notáveis dirigentes da União dos Estudantes de Pernambuco (UEP). Com o advento do Decreto Lei 477/69, que proibia estudantes e professores de participar de atividades políticas, passou a atuar na clandestinidade.

Reconstrução

Depois muitas lutas, tentativas e sacrifícios, no dia 06 de setembro de 2005 a UEP retomou suas atividades, incorporando o nome de Cândido Pinto a sua denominação oficial. O processo de reestruturação da entidade começou no final de 2004, quando a União Nacional dos Estudantes (UNE), juntamente com os DCEs do estado, convocou o Conselho Estadual de Entidades Gerais (CEEG), que definiu a reconstrução da entidade.

A UEP Cândido Pinto é protagonista de grandes conquistas para a educação pública de Pernambuco, como a destinação dos royalties do petróleo para a educação e a conquista histórica da gratuidade da Universidade de Pernambuco (UPE), única instituição de ensino superior estadual.

É presidida por Melka Pinto, eleita no 39º Congresso da entidade para o biênio 2013-2015. Com 23 anos, Melka formou-se este ano em enfermagem pela UPE. Iniciou sua militância no movimento estudantil no DA do seu curso. Em 2012 foi eleita presidente do Diretório Central dos Estudantes da UPE, com significativa contribuição na formulação da proposta do plano estadual de assistência estudantil. Entre 19 e 21 de junho próximos, a UPE Cândido Pinto realizará seu 40º Congresso.

Audicéa Rodrigues
Do Recife