Publicado 30/06/2015 23:37 | Editado 04/03/2020 16:25
Durante o ano de 2015 é celebrado o centenário de Humberto Teixeira, o "Doutor do Baião", nome cearense e um dos grandes compositores da música brasileira. Pensando na continuidade de homenagens ao iguatuense, o vereador Evaldo Lima (PCdoB) elaborou Projeto de Indicação que propõe a construção de uma estátua de Teixeira na Praça Cristo Redentor, no entorno do Teatro São José, no Centro de Fortaleza. A mensagem foi encaminhada terça-feira (30) para análise das comissões do Legislativo.
Humberto Teixeira é uma figura célebre da música brasileira, em especial por suas parcerias com Luiz Gonzaga, o “Rei do Baião”. Com o pernambucano, o cearense natural de Iguatu compôs o grande sucesso “Asa Branca”, de 1947. As letras do compositor marcaram pelo teor crítico e de imensa preocupação com o sofrimento do povo sertanejo no Nordeste. A seca, os flagelos sociais e as migrações de conterrâneos sempre foram destaque na sua produção artística. Teixeira completaria 100 anos no dia 5 de janeiro de 2015.
Em 2014, através de projeto do vereador Evaldo Lima, um Centro de Educação Infantil no Bairro Jangurussu recebeu a denominação Humberto Teixeira. “Diante da trajetória dedicada à música e a cultura nordestina Educação, pedi na Câmara Municipal de Fortaleza esta justa homenagem a trajetória do notável Humberto Teixeira, o Doutor do Baião. O legado de crítica social e a construção cultural deixados pelo compositor, certamente, são símbolos que condizem com o momento de mudanças positivas pelas quais passa Fortaleza”. argumentou o parlamentar na ocasião.
Fonte: Assessoria do vereador Evaldo Lima.